Marechal Especial O Presente

Qualificação aumenta chances de vagas no mercado de trabalho

Gerente do Senac, Marcos Vinícius Homem da Cruz: “Em Marechal Rondon, no Senac, cursos de técnicas de venda, qualidade de atendimento ao cliente e liderança são as áreas de maior procura, voltadas diretamente para o comércio” (Foto: Leme Comunicação)

 

O aumento da competitividade quando o assunto é a busca por um lugar no mercado de trabalho não é mais novidade há algum tempo. Para ter mais chances e conseguir a vaga desejada, atualmente é imprescindível dispor de educação e qualificação. Nos últimos anos, em Marechal Cândido Rondon, por exemplo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) constatou uma mudança no comportamento das pessoas que estão buscando colocação no mercado de trabalho.

Segundo o gerente do Senac, Marcos Vinícius Homem da Cruz, há uma procura muito maior pela qualificação do que há dois ou três anos. “Essa busca acontece tanto por quem almeja uma recolocação no mercado, quanto por quem quer entrar no mercado de trabalho com o primeiro emprego e também por aqueles que querem mudar de profissão”, expõe.

Para Cruz, a razão dessa mudança no perfil analisado teve estímulo principalmente por parte das empresas que contratam, as quais começaram a valorizar mais quem tem qualificação profissional. “Houve uma mudança significativa na cultura das pessoas do município, porém há muito a ser feito junto ao comércio, com aqueles que contratam, mesmo que melhoras tenham sido constatadas”, opina.

Os dados apontam que as empresas têm buscado treinamento e qualificações para suas equipes, especialmente para a área de vendas e atendimento ao cliente que, com mais qualidade e técnica, podem conseguir aumentar as vendas e satisfazer a necessidade do cliente.

“Isso é essencial, porque o consumidor está cada vez mais exigente e os empresários têm percebido isso. Em paralelo, o nosso mercado tem muitas empresas do mesmo segmento, então os diferenciais de atendimento são parte importante da conquista do consumidor, além de que a principal solução para vencer a concorrência e se manter no mercado está na boa qualificação do quadro de colaboradores”, ressalta.

 

Indicação apenas não basta

Quem nunca ouviu que para conseguir uma boa vaga de emprego era necessário ter “quem indica”? Conforme Cruz, com a atual crise econômica que o Brasil está passando, a disputa pelas oportunidades de emprego está cada vez mais acirrada e a visão do empresário e dos trabalhadores de Marechal Rondon mudou. “Digo isso no sentido de que hoje não basta mais apenas uma indicação para você ser colocado em uma empresa, mas, sim, estar preparado e treinado para uma função”, enaltece.

 

Oportunidades

Atualmente o Senac oferece a possibilidade de cursos sob medida de acordo com a realidade da empresa e a opção de fazer um diagnóstico, de qual aspecto ela precisa desenvolver para atingir o objetivo desejado. “Fazemos o mapeamento estratégico junto ao comércio para identificar quais as áreas com maior demanda de qualificação e que mais vão ajudar as empresas a ter essa mudança de cenário”, compartilha o gerente.

 

Maior procura

Em Marechal Rondon, no Senac, cursos de técnicas de venda, qualidade de atendimento ao cliente e liderança são as áreas de maior procura, voltadas diretamente para o comércio.

“Além disso, as qualificações que possibilitam autonomia, quando as pessoas fazem o curso e conseguem trabalhar por conta própria, também têm procura muito significativa, como cursos na área da beleza, cabeleireiro, barbeiro, depilação, manicure e pedicure. A área de gastronomia também é bastante procurada, por uma tendência de mercado, tanto por apreciadores quanto por aqueles que veem o setor como um potencial para atuar em restaurantes, bufês, promovendo eventos, entre outras possibilidades”, salienta.

 

Acompanhando o mercado

Pensando em atender as demandas que o mercado de trabalho pede, o Senac ofertou durante este ano curso de costura. Já para 2019, duas demandas que serão atendidas são as de técnico em estética e em radiologia, cujas vagas já estão esgotadas.

 

O Presente

 

Para conferir o conteúdo do jornal especial “Prestigie o comércio local” acesse aqui

 

TOPO