Fale com a gente

Marechal Entrevista ao O Presente

“Queremos desenvolver pessoas, negócios e oportunidades”, frisa secretário de Indústria, Comércio e Turismo

Publicado

em

Secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Valdir Port (Portinho): “Temos incubadoras ociosas nos atuais parques industriais, precisamos otimizar e nós o faremos, ampliando os espaços que talvez não tenham sido atrativos para algumas empresas” (Foto: Joni Lang/OP)

Vereador pelo 4º mandato e duas vezes vice-prefeito de Marechal Cândido Rondon, Valdir Port (Portinho) (PL) foi nomeado ontem (14) secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo. Ele passa a integrar o primeiro escalão do governo Marcio Rauebr e Ilario Hofstaetter (Ila).

Em entrevista ao O Presente, Portinho enaltece assumir o compromisso com a missão de unir a equipe, ser parceiro de outras pastas, dialogar com a iniciativa privada e entidades para proporcionar um desenvolvimento ainda melhor ao município. Implantação de incubadoras nos parques industriais é uma das discussões na pasta. Confira.

 

O Presente (OP): O senhor é uma pessoa bastante experiente na política. Almejava ser secretário municipal?

Valdir Port (VP): Na verdade, não. Fomos até pegos de surpresa. Penso que a imprensa iniciou o estímulo da nossa vinda para a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo e o prefeito percebeu, pois sempre tivemos um estreito relacionamento com o comércio e com a indústria de Marechal Rondon. Temos um perfil de fazer acontecer, de ir atrás, de se envolver, buscar apoio, informação e de unir a equipe. A Secretaria de Indústria e Comércio tem a obrigação, e até por indicação do Ministério Público e do Tribunal de Contas com a nova nomenclatura, precisa desenvolver negócios, pessoas e oportunidades. Esta é a nossa função.

 

OP: Qual seu objetivo agora como secretário?

VP: Quero deixar claro para os meus eleitores que continuo vereador, porém com muito mais responsabilidade por estar dentro do Executivo. Vamos nos empenhar e muito. Pelo meu perfil vou tratar muito com minha equipe. Nos colocamos sempre à disposição, mas também cobramos fortemente a equipe através do bom diálogo. Assumimos hoje (ontem) a Secretaria, mas a partir do momento que percebermos condição de trabalho haverá obviamente necessidade da cobrança por parte do prefeito, do vice e da própria população. Temos um diagnóstico de toda Secretaria. Conversaremos com os colegas, estagiários, os efetivos, os futuros cargos em comissão que haverão de absorver responsabilidades para o trabalho andar mais seriamente.

 

OP: O Parque Industrial 4 está prestes a ser implantado. Este será um dos desafios?

VP: Sim, e com abrangência ainda maior. O prefeito deseja contemplar espaço para as indústrias e também para o comércio. Essa habilitação que será tratada de forma jurídica haverá de acontecer e nós estaremos nos debruçando imediatamente em cima disso, porque lá precisa de toda infraestrutura, ou seja, vamos reestruturar o parque internamente. Precisamos discutir com as entidades, com a Associação Comercial e Empresarial (Acimacar), empresariado e as cooperativas sobre a segmentação de locais e atividades. Haverá um trabalho muito grande na questão de instalar barracões ou incubadoras. Até então temos incubadoras ociosas nos atuais parques industriais, precisamos otimizar e nós o faremos, ampliando os espaços que talvez não tenham sido atrativos para algumas empresas, quem sabe unificando uma à outra para poder atender uma empresa de maior porte. Tudo isso estamos planejando para muito em breve anunciarmos a disponibilização desses ambientes. Outro desejo do prefeito e do vice é a infraestrutura de acesso ao Parque Industrial e Empresarial 4, que seria o acesso à estrada do Lira. Ao serem instaladas empresas de grande porte será necessário um acesso mais abrangente, com calçamento, ciclovias e uma pista mais larga. Tudo consta no planejamento.

 

OP: No seu entendimento, há possibilidade de estender parcerias e investir no comércio em todo município?

VP: Existe a questão de um trabalho forte com o sistema S, com as empresas e o que elas oferecem. Há necessidade de ampliarmos os convênios e parcerias com o Sebrae para formarmos mão de obra mais qualificada, abrangente, e existe a necessidade com urgência trabalharmos Porto Mendes. Falo isso porque o prefeito já disse que pretende revitalizar os distritos. Nosso entendimento é de que Porto Mendes, por ser um distrito turístico, deve ser o primeiro contemplado, tanto a sede quanto o parque de lazer, com atendimento ao camping, aos grandes eventos que já foram realizados, um atracadouro mais condizente com a possibilidade de uso. Então, será um contexto de ações e nós vamos trabalhar em cima disso. Recursos o prefeito já sugeriu alguns, outros teremos de buscar. A Itaipu é uma parceira, o Conselho dos Municípios Lindeiros é outro, Governo do Estado e federal precisam estar junto. E vamos usar os deputados estaduais e federais para buscar esses recursos.

 

OP: O ano de 2020 foi de revisões devido à pandemia, que inclusive interferiu nas empresas. Haverá um trabalho próximo de outras pastas para as atividades serem feitas com êxito?

VP: Existem épocas que definem o trabalho. Quero crer que a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, ao longo dos anos, tentou fazer o seu melhor. Quero crer, mas sempre há uma evolução e tendências. Por exemplo, 2020 fez com que nós todos tivéssemos que repensar a vida. Os empresários tiveram que repensar e se reinventar. Penso que neste ano serão implantadas novas tendências. Deu tempo, sim, de rever algumas coisas, mas muita coisa ainda precisa ser construída e isso nós faremos na Indústria e Comércio. Vamos sentar com empresários, industriais, cooperativas e entidades para ouvi-los. Sabemos que o Poder Público tem limitações, pois obedece à legislação e nós faremos aquilo que é de fato possível. Sou muito franco, muito objetivo, sobre o que pode, e o que não pode vamos buscar formas legais de fazer e, se possível, faremos. Agradeço a confiança do prefeito Marcio e do vice Ila e da população para esta nova missão, repleta de responsabilidade. Desejo fazer um trabalho muito próximo de todos os secretários com articulação para o contexto, porque uma secretaria como a de Desenvolvimento Econômico requer muita interação com as demais áreas.

 

TRAJETÓRIA

Formado no Ensino Superior em Administração, Valdir Port (Portinho) já atuou por três legislaturas como vereador, duas gestões como vice-prefeito, tendo sido prefeito em exercício, e em 2020 foi reeleito para mais um mandato no Poder Legislativo. A atuação por mais de 20 anos no setor bancário, o engajamento em entidades, a ampla experiência na vida pública e também o bom relacionamento com a classe empresarial o credenciaram para assumir a pasta.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente