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Recordes de Like!

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Em um dia, você é uma pessoa como qualquer outra e, no outro, não é mais. É assim que a popularidade nas mídias sociais costuma acontecer.

Isso porque junto da evolução da forma como as pessoas consomem informação e produtos na internet em meio à figura da geração millennial, descrita como livres pensadores, conectados, famintos e questionadores, surgiu a figura dos influenciadores digitais.

 

Pessoas que, às vezes mesmo que sem querer, tornam-se produtores de conteúdos e utilizam seus canais para influenciar o comportamento tanto na internet quanto fora dela.

Com o consumo colossal e constante de conteúdo por meio de redes como Twitter, Facebook, YouTube e Instagram, pessoas que hoje têm o termo “digital influencer” como profissão conseguem até mesmo criar novos padrões de consumo e comportamento ao mesmo tempo que se mostram pessoas “gente como a gente” e não celebridades inalcançáveis de filmes ou da TV. Isso cria ainda mais sentimento de identificação, gerando credibilidade para quem está por trás das telas dos smartphones.

 

 

Likes e mais Likes

A não ser que esteja fora das redes sociais, não é difícil de reconhecer nomes como o do youtuber piauiense Whindersson Nunes, que soma 26 milhões de inscritos em seu canal, da maranhense Thaynara OG, primeira brasileira a estourar no Snapchat e que hoje coleciona seguidores no Instagram, além das influenciadoras da área da beleza como Camila Coutinho e Bianca Andrade, do entretenimento como Hugo Gloss, da área fitness como Gabriela Pugliesi e tantos outros. A lista é enorme!

Entretanto, não é somente nos grandes centros e Capitais que estão os geradores de conteúdos ou até mesmo anônimos que são surpreendidos com o crescimento do “assédio” dos fãs por meio de likes em seus posts, o que mostra que não é preciso um alcance estratosférico para ter destaque.

Em municípios menores, como Marechal Cândido Rondon, que conta com pouco mais de 51 mil habitantes, muitos daqueles que têm mais seguidores e garantem a popularidade pelo número de like nas fotos e seguidores no Instagram viram a situação acontecer de forma orgânica, ou seja, pessoas que viram as publicações por meio de uma distribuição não paga.

Pelo alcance das publicações, alguns rondonenses mais seguidos no Instagram, conforme pesquisa realizada pelo Jornal O Presente em dezembro de 2017, passaram a utilizar a ferramenta atrelada à profissão. Este é o caso de Adriana Freitag, personal trainer que hoje vive em Brasília, mas que em 2014, época que saiu de Marechal Rondon, já acumulava 12 mil seguidores na rede social.

Atualmente, Adriana tem 33,8 mil pessoas que acompanham seu dia a dia pela internet. “Por estar em uma cidade maior e nova, os seguidores aumentaram um pouco mais”, expõe.

No início, conta ela, o principal objetivo com os posts no Instagram era motivar a si mesma a ter uma rotina mais saudável e regrada. Porém agora, além da automotivação, ela observa que também consegue atingir a outras pessoas.

“Com isso, automaticamente, atraio maior visibilidade para o meu trabalho como personal trainer, ou seja, o Instagram também acabou virando uma ferramenta de divulgação do meu trabalho”, pontua.

 

A personal trainer Adriana Freitag mora em Brasília, mas nasceu em
Marechal Rondon e quando saiu do município, em 2014, já acumulava 12 mil
seguidores. Hoje, 33,8 mil pessoas acompanham a rotina de exercícios e o
dia a dia da profissional, além das dicas de alimentação.

                                                         @adrifreitag

 

O negócio por meio das mídias sociais cresceu tanto que hoje a rondonense tem até algumas parcerias firmadas com marcas e produtos, no entanto, ela garante ser criteriosa com aquilo que posta e divulga.

“Um profissional da saúde deve ter responsabilidade com o que divulga, então acabo evitando parcerias com diversos produtos que se dizem saudáveis e não são, ou produtos que prometem milagres e não cumprem, suplementos que não funcionam para nada ou que fazem mal. Isso existe muito hoje em dia e os profi ssionais da saúde não devem incentivar isso só pelo dinheiro. É antiético”, opina Adriana.

A personal trainer não sabe ao certo o que pode ter atraído os seguidores a acompanhar sua vida na internet, mas ela atrela principalmente ao fato de compartilhar parte da sua rotina de treinos, dos treinos de seus alunos, alimentação e receitas. “Tudo isso mostrando que pode ser simples ter uma vida saudável fazendo o básico. Acho que as pessoas acabam se identificando comigo por eu ser uma pessoa normal, que não vive disso, trabalha bastante, tem que cuidar da casa, fazer a própria comida, às vezes está cansada para treinar, outros momentos quer esquecer da dieta e comer coisas não tão saudáveis, essas coisas da vida comum”, explica.

 O “assédio” das mais de 30 mil pessoas, segundo ela, não assusta, porque o número de seguidores foi aumentando gradativamente e ela foi se acostumando aos poucos. Assédio, aliás, que ela diz nem sentir. “Pelo contrário, acho muito gratifi cante receber o carinho dos meus seguidores. É como se fosse uma troca, eu motivo eles e eles me motivam em todos os aspectos”, ressalta.

 

 

Seguidores como consequência

Diferente da personal trainer, há aqueles que viram a popularidade crescer nas redes sociais após um grande acontecimento em suas vidas. A atual Miss Rondon Aryala Stéfani Wommer é prova disso. Antes do concurso ocorrido em maio de 2016, a rondonense já acumulava um número significativo de seguidores na rede social, contudo, foi após a coroação e a participação no Miss Paraná que o número de likes nas fotos e seguidores aumentou, chegando hoje ao número de 13,8 mil.

“Quando estava em preparação ao Miss Paraná, comecei a ter muito mais feedback dos seguidores e por esse envolvimento com o público utilizei as redes sociais como uma forma de trabalho para divulgar produtos e serviços. Fiz parcerias com empresas da área de estética, beleza e lojas que foram patrocinadoras para a minha participação no concurso estadual”, comenta.

 

Coroada Miss Rondon em 2016, Aryala Stéfani Wommer
é acompanhada por 13,8 mil pessoas no Instagram.

                                                      @awommer

 

Mesmo depois do Miss Paraná, Aryala diz que continuou a utilizar o Instagram como forma de trabalho, todavia, de forma mais contida do que antes. “Acredito que isso é uma forma de trabalho e algumas pessoas acabam banalizando essa questão. Hoje em dia há ferramentas que permitem comprar perfis com milhões de seguidores e as pessoas acabam se perdendo neste meio, achando que é importante ter esse número, que isso a torna melhor que alguém”, menciona. “Esses infl uenciadores digitais levam isso como um trabalho, algo sério e que exige dedicação, mas esse nunca foi o meu foco por isso deixe essa questão de lado. Percebi que estava caminhando para isso, mas meu objetivo profissional não era esse, sempre foi a área do Direito”, complementa, afirmando que hoje utiliza a rede social para compartilhar mais questões da sua vida pessoal.

A Miss Rondon relata que, de certa forma, assusta saber que essa quantidade de pessoas se interessa em acompanhar seu dia a dia, mas, ao mesmo tempo, quando utilizava como ferramenta de trabalho, era muito gratificante receber o retorno dos seguidores, que agradeciam por mensagens de incentivo e força de vontade. “É muito bacana essa interação. A rede social é muito democrática, aproxima as pessoas, você faz amigos e influencia pessoas de uma forma incrível”, enaltece.

Por outro lado, Aryala pontua que a exposição abre espaço para as críticas e a inveja, pois há quem siga apenas para criticar. “Essa parte é um pouco complicada. Você precisa ser bem resolvido e flexível para lidar com tudo isso, saber receber as críticas, o que é construtivo e o que não é, e saber lidar com a diferença de opiniões”, frisa

 

 

O mais seguido

Também há quem já tenha ultrapassado a barreira dos 100 mil seguidores. Nascido em Marechal Cândido Rondon, Lucas Botelho tem 23 anos e cresceu no município. Há cerca de três anos, porém, ele vive na cidade vizinha de Toledo, que adotou como nova morada por conta da faculdade. “Mas sempre estou em Marechal Rondon nos fins de semana ou ao menos uma vez por mês para visitar meus pais”, comenta.

É pela proximidade com o município que o jovem ocupa o lugar mais alto do “pódio” entre os mais seguidos no Instagram: 106 mil pessoas acompanham o dia a dia do atleta de fisiculturismo. Na prática, é como se o dobro da população do município estivesse conectada à vida do rapaz pelo celular. “No começo me assustava bastante, porque muitas pessoas diziam que eram meus fãs, mas nunca vi essa questão de fãs como sendo verdade, de eu ser um ídolo”, salienta.

Hoje, ele já se dizer acostumado com a interação pela rede social, tendo vista o carinho que recebe de muitos seguidores. “As pessoas me acompanham nos momentos bons e ruins. Quando compartilho um momento difícil elas perguntam depois se está tudo bem e fico feliz em saber que tenho esse pessoal ao meu lado”, declara.

Lucas diz que o crescimento no número de seguidores aconteceu de forma orgânica e aumentou significativamente depois que passou a competir no fisiculturismo, o que deu maior visibilidade a seu perfil.

 “Em 2016 participei de dois campeonatos e em 2017 mais dois e isso gera muita visibilidade para quem está no meio, então de lá para cá muitas pessoas começaram a me seguir no Instagram”, assinala.

Apesar de a maioria dos seguidores estarem interessados no dia a dia de treinos e alimentação do atleta, pedindo até mesmo por meio de directs e comentários dicas de treinos e alimentação, Lucas mantém parcerias com algumas marcas que lhe enviam produtos para teste, tanto no Instagram quanto no stories (ferramenta do aplicativo).

“Mas em geral utilizo para divulgar minha vida, meu dia a dia, meu hobby e não tanto voltado ao aspecto profissional”, afirma. Pelo fato de ter um alto número de seguidores, no entanto, Lucas recebe patrocínio de algumas marcas para fazer a divulgação de produtos na rede social. “São lojas de roupas, de produtos naturais e creio que isso é algo bacana e uma troca mútua que a marca faz comigo para divulgação”, elenca.

 

O rondonense Lucas Botelho, que hoje vive em Toledo, é o campeão do ranking entre
os mais seguidos no Insta: 106 mil pessoas acompanham o dia a dia do fisiculturista.

                                                              @lucascbotelho

 

 

Vida e Trabalho

Aliar as redes sociais à profissão hoje é um grande trunfo para quem quer ter sucesso. A rondonense Caroline Santos que o diga. Junto da irmã Scheila Santos, que hoje mora fora do município, ela administra uma loja de roupas e uma marca de jeans e também é uma das mulheres mais seguidas de Marechal Rondon. Carol acumula 52,4 mil seguidores na rede social, praticamente o mesmo número de moradores da cidade! Por lá é possível encontrar posts sobre o dia a dia da rondonense, mas, principalmente, relacionados à divulgação da marca das irmãs.

Scheila não fica atrás. Aliás, pelos trabalhos como modelo e a carreira nacional e internacional que trilhou, o número dela chega a 91,4 mil seguidores no Instagram, onde os posts estão relacionados principalmente aos trabalhos dela como modelo e também ao mundo da moda, com a divulgação do empreendimento das irmãs.

 

As irmãs empresárias Scheila e Caroline Santos somam, juntas, 143,8 mil seguidores.
Nos perfis, os posts são relacionados principalmente ao mundo da moda,
já que as duas administram uma loja e uma marca de roupas.

                                @schesantos                                               @carolksantos

 

 

 

Outro rondonense que tem destaque na mídia social é Vinicius Miranda, que acumula 30 mil seguidores. Os acompanhantes da rede do rapaz são assíduos ao lifestyle que ele segue. Formado em Medicina e dedicado à especialização em Dermatologia, hoje ele vive em Curitiba, mas os pais ainda estão em Marechal Rondon, por isso a conexão de Vinicius com o município ainda é forte.

 

O médico rondonense Vinicius Miranda hoje mora
em Curitiba e acumula 30 mil seguidores que
acompanham seu lifestyle.

                                           @viniciusmirandacorrea

 

 

 


No currículo

Por mais que ainda exista preconceito e desinformação com quem trabalha pelas redes sociais, utilizando principalmente sua imagem, esse tipo de mídia só tem a crescer cada dia mais. Tanto é que neste ano o Centro Universitário Brasileiro (Unibra), de Recife, abriu a primeira turma do curso de “Digital Influencer”.

O Brasil será o segundo país a oferecer o curso, ficando atrás apenas da China, onde a formação é mais voltada para moda. O curso terá dois anos de duração e é descrito pela faculdade como uma maneira de preparar aspirantes a influenciadores digitais para gerirem seu próprio negócio na web.


 

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