O Presente
Marechal

Rondon chega a 57% da cobertura vacinal contra gripe

calendar_month 18 de maio de 2018
3 min de leitura

Mais da metade dos rondonenses que fazem parte dos grupos prioritários para receberem a vacina contra a influenza já buscaram os postos de saúde para tomarem a dose da vacina.

De acordo com a secretária de Saúde, Marciane Specht, até ontem (17) a cobertura vacinal em Marechal Rondon estava em 57,94%, número que coloca o município em amarelo no “vacinômetro” do Ministério da Saúde. “A cobertura dentro das faixas prioritárias já passou dos 50%, mas é preconizado pelo Ministério da Saúde a cobertura ultrapassar os 90%”, enfatiza a gestora da pasta.

Cerca de 11 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários no município e até ontem (17) 6.475 doses já haviam sido aplicadas. Conforme dados do Setor de Vacinas, 44,02% das crianças do município já receberam a dose, 43,89% dos profissionais da saúde, 36,33% das gestantes, 52,38% das puérperas, 69,89% dos idosos e 45,68% dos professores. “Continuamos convocando a população que faz parte dos grupos de risco para fazer a vacina a fim de trabalharmos a prevenção e evitarmos que dentro do município tenhamos algum caso de gripe ou até mesmo óbito, como já ocorreu em outras cidades do Paraná”, reforça Marciane.

 

Atendimento

Em Marechal Cândido Rondon, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da sede e dos distritos realizam a vacina contra a influenza e funcionam de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas. Já a Unidade 24 Horas tem atendimento das 08 às 18 horas, sem parada ao meio-dia.

 

Cobertura

De acordo com o ministério, a vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou até mesmo óbitos. Ela protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul, de acordo com determinação da OMS: H1N1, H3N2 e influenza B.

A 20ª Regional de Saúde, que contempla 18 municípios da região Oeste, marcava 58,8% da meta até terça-feira (15). O município que está mais próximo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde é Quatro Pontes, com 88% da cobertura vacinal. De outro lado, São Pedro do Iguaçu ainda não atingiu os 50%.

 

Quem deve se imunizar

O grupo prioritário da campanha são pessoas a partir de 60 anos, crianças de seis meses aos menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional.

Os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Este público deve apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão se dirigir aos postos em que estão registrados para receberem a vacina, sem a necessidade de prescrição médica.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

O Presente

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.