A Agência Estadual de Notícias divulgou, recentemente, matéria em que destaca Marechal Cândido Rondon como o 3º município do Paraná em colocação de trabalho no mês de março, mesmo com a suspensão do atendimento presencial na Agência do Trabalhador desde o dia 19.
Os números positivos na agência local, porém, conforme aponta levantamento feito pela Secretaria Municipal de Indústria Comércio e Turismo, datam desde janeiro de 2017. Conforme o chefe da pasta, Sérgio Marcucci, a meta em intermediação de mão de obra, que em 2015 e 2016 estava negativa no município, desde 2017 passou a ser muito acima do estipulado.
Segundo ele, as vagas efetivadas pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) têm constante crescente. “Em 2015 foram 429 vagas encaminhadas pela Agência do Trabalhador, em 2016 foram 344, em 2017 985, em 2018 1.938 e em 2019 1.549”, informa.
De acordo com Marcucci, a oferta gerada no ano de 2019 no município foi de 1.623 vagas, e destas o Sine colocou no mercado 1.549 trabalhadores, apresentado uma perda de efetivação dos empregos disponibilizados de apenas 8,81%, sendo o menor índice do Estado do Paraná para cidades acima de 15 mil habitantes. “Estamos sendo apresentados como destaque e como case de sucesso nas reuniões do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda da Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf)”, comemora. “Isso é graças a um importante trabalho realizado pelos colaboradores e pela direção da Agência do Trabalhador local, através de constante capacitação e da dedicação da equipe”, acrescenta, enaltecendo o trabalho do gerente Arli Neodi Costa (Pereira).
Trabalho deu resultado
O secretário lembra que anos atrás foi cogitada a possibilidade de fechamento da Agência do Trabalhador, caso os números não melhorassem. “No início de 2017 o coordenador Estadual do Sine visitou Marechal Rondon e analisou os números da agência local. Tendo em vista que o município não vinha alcançando as metas estipuladas nos anos de 2015 e 2016, ele nos informou que se isso não melhorasse, a Agência do Trabalhador poderia fechar. O prefeito Marcio Rauber, então, determinou que fosse feito um trabalho mais efetivo, sabendo da importância do Sine. A partir daí realizamos visitas em empresas e indústrias, buscando aumentar a credibilidade. Os números, após três anos, comprovam que o trabalho deu importantes resultados”, enfatiza.
Marcucci diz que outro destaque é o crescimento no atendimento ao público. Em 2016, segundo ele, foram realizados 9.432 atendimentos e em 2019 o número cresceu para 25.873.
O Presente com assessoria
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp