Fale com a gente

Marechal

Rondon ganha redes que evitam queda de energia

Publicado

em

Giuliano De Luca/OP

Legenda

 

Mais 10,8 quilômetros de cabos protegidos da rede de alta tensão de distribuição de energia elétrica estão sendo instalados pela Copel em Marechal Cândido Rondon. Três são as vantagens da nova rede protegida, ou compacta, para a antiga rede convencional, com fios desencapados: são mais seguras para a população que usa as vias públicas, praticamente não se rompem e, especialmente, reduzem significativamente as quedas de energia. Na prática, acidentes com aves, árvores, carros, intempéries e outras situações que provoquem o toque entre os cabos não vão mais provocar apagões nas linhas atendidas com a nova rede.

A substituição das redes convencionais, com cabo luz, pelas redes compactas, com cabos protegidos por um material específico de encapamento – XLPE- faz parte da política que a Copel tem de investir na qualidade dos serviços prestados em Marechal Cândido Rondon. Apesar do custo da nova rede ser seis vezes maior que o da rede convencional, paulatinamente o município ganha novos circuitos com a rede protegida.

Quem explica melhor é o gerente da Copel em Marechal Rondon, Hélio José Dalgallo, que prevê investimento de R$ 1 milhão em adequações e troca de cabeamento na cidade e distritos somente neste ano. Essa etapa da substituição de redes que está acontecendo agora em Rondon, nas ruas Sergipe e Colombo,é a sequência de um trabalho iniciado em 2014, para melhorar a qualidade do serviço que a Copel presta em Rondon,explica. No ano passado,conforme Dalgallo, a Copel trocou18 mil metros de cabos, que totalizaram seis quilômetros de novas redes – são três cabos substituídos ao mesmo tempo.Hoje a rede de alta tensão(13.800 mil volts) na cidade temuma extensão de mais de 200quilômetros, dos quais 46,5 já são equipados com cabos protegidos. Até o fim de 2015 serão mais de 50 quilômetros, o que representa 25% do total.

 

*Confira a matéria completa na edição impressa do Jornal O Presente.

 

Copyright © 2017 O Presente