O Presente
Marechal

Rondon pode enfrentar 14 horas diárias de racionamento de água

calendar_month 14 de maio de 2020
5 min de leitura

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Marechal Cândido Rondon começou a semana intensificando o sistema de racionamento no município: desde ontem (11), dobrou o número de dias com abastecimento de água interrompido.

A região 1 (bairros Ana Paula, Vila Gaúcha, Boa Vista, parte do centro e do Bairro São Lucas) passou a ter racionamentos nas segundas e quartas-feiras e a região 2 (bairros Alvorada, Espigão, Líder, Marechal, Primavera, São Francisco, Universitário e parte dos bairros Botafogo, centro, Higienópolis e São Lucas) nas terças e quintas-feiras. Em ambas as regiões, a interrupção dura 12 horas, começando às 20 horas e se estendendo às 08 horas. A normalização acontece por volta das 12 horas.

De acordo com o diretor técnico e operacional da autarquia, Vitor Giacobbo, a medida foi acentuada devido à sua eficácia. “As captações e minas superficiais das quais retirávamos água quase zeraram e a dos poços diminuiu ainda mais. Logo podemos ficar no vermelho, por isso ampliamos o racionamento em toda a sede, dividida em partes. Com o racionamento em dois dias da semana tínhamos a economia de dois milhões de litros de água por semana e agora, com o racionamento em quatro dias, esse valor tende a aumentar para quatro milhões por semana, sendo que a cada dia de racionamento temos cerca de um milhão de litros de economia”, pontua.

 

NORMALIZAÇÃO DAS CHUVAS

Giacobbo ressalta a severidade da estiagem e diz não ver melhoras na situação hídrica tão cedo. “O racionamento prossegue até que a situação das chuvas se normalize. Todavia, a tendência é piorar, como se observa nas previsões do tempo. Caso chova cerca de 80 milímetros nos próximos dias, as minas de água se recuperam por alguns dias, aumentando a quantidade que apresentam hoje. Por outro lado, os 18 poços representam nossa maior produção e precisam de três ou quatro dias seguidos chovendo 80 milímetros. Com algo superior a 300 milímetros já é possível repor a água no subsolo”, expõe.

O diretor técnico e operacional do Saae considera positivo o fato de no outono e no inverno o consumo hídrico ser naturalmente menor. “Estamos em uma quantidade de 12 mil/litros cúbicos por dia, quando no verão consumimos 15 mil. Não é de assustar, mas mesmo com o consumo reduzido os poços não estão dando conta”, ressalta.

 

OUTRAS MEDIDAS

Caso as chuvas não cheguem a contento, mesmo com o dobro de dias de água racionada em Marechal Rondon, o Saae pode limitar ainda mais o abastecimento. “Dessa vez aumentamos dois dias, mas nos próximos 15 ou 20 dias, se continuar com a estiagem, podemos avançar nas sextas-feiras também, visto que nos fins de semana o consumo é menor”, menciona Giacobbo.

Ele afirma que o corte de abastecimento por 12 horas é melhor do que muitas medidas adotadas em outros lugares. “Em cidades como Ampére e Santo Antônio do Sudoeste a água é suspensa a partir das 13h30”, exemplifica, acrescentando: “Diante dos problemas, garantimos o fornecimento durante o dia e somos privilegiados por isso”.

O racionamento, conforme o diretor técnico, pode até ter mais horas de serviços suspensos. “Os poços no Arroio Fundo eram os que mais tinham água e chegou esse momento em que desligamos as bombas, porque estas estavam puxando ar. Com essas 12 horas de descanso, eles se recuperam e temos água para o dia seguinte. Estamos fazendo em etapas, mas se continuarmos sem chuvas, a situação se agravará: daqui a um mês teremos seis dias de racionamento e depois poderemos aumentar para 14 horas diárias”, destaca.

 

CONSUMO INDIVIDUAL

De acordo com Giacobbo, tomando os cuidados necessários para evitar desperdício a população contribui para a situação. “O uso de água deve ser priorizado para o consumo individual, deixando lavagens pesadas e outros gastos para outros momentos”, aconselha.

Ele comenta que o município atinge seu consumo total por dia se forem considerados os gastos básicos de cada munícipe. “Não se percebe muito desperdício. Algumas pessoas vêm a toda para dizer que a população está arcando com o gasto hídrico de muitas indústrias do município, contudo vale citar que empresas também têm racionamento, assim como todo o município”, salienta.

 

DECRETO ESTADUAL

Na última quinta-feira (07), o governador Carlos Massa Ratinho Junior decretou situação de emergência hídrica por 180 dias na unidade federativa e autorizou medidas que contribuem para o fornecimento de água para os cidadãos, priorizando o consumo humano.

Segundo o diretor do Saae, o decreto permite rodízio no abastecimento de até 24 horas. “Além disso, os órgãos do Estado passam a verificar outorgas de retirada de água de indústrias. Em caso de falta de recursos para o consumo humano, há permissão para diminuir essa autorização. Em Marechal Rondon, algumas empresas possuem poços, mas a água não é considerada própria para consumo, portanto, não faremos uso dessa ferramenta”, explica.

 

DICAS DE CONSUMO

– Evite lavar carros e calçadas.

– Reduza a lavagem diária de roupa. Acumule e use a capacidade máxima da máquina de lavar.

– A água do último enxágue do tanque ou da máquina pode servir para regar jardim e grama, ensaboar tapetes, tênis e outras peças.

– A água do tanque ou da máquina em que foi lavada a roupa serve para lavar calçadas e pisos. Lembre-se: lavar as calçadas com a mangueira é desperdiçar água tratada. Para “varrer” a sujeira, use a vassoura.

– Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo.

– Cinco minutos de chuveiro consomem 70 litros de água. Reduzir o tempo do banho faz muita diferença na conta.

– Feche a torneira enquanto escova os dentes, ensaboa as mãos ou faz a barba. Torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto. Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.