O empresário rondonense Jean Michel Lange, CEO da Get Wise e Get Wise Kids, que desde o último dia 09 está na Inglaterra, onde foi para participar como um dos representantes da Sicredi Aliança PR/SP no 2º Summit Global, realizado nas cidades de Londres e Manchester, revelou ontem (16) que a preocupação com o coronavírus toma conta de maneira geral. “Alguns falam que não vai acontecer nada, mas outros falam que vai. Aí você vê alguns países fechando, como a Itália, e alguns vídeos mostrando que está tudo vazio. Áustria, França e Alemanha começaram a fechar”, mencionou ao O Presente.
Ele conta que vai para a Alemanha no sábado (21), no voo das 07 horas. “Estou conversando com meu tio que é de lá, e eu ficaria mais três dias antes de voltar para o Brasil. Voltaria no dia 26 de março. Pelo que ele falou a Inglaterra provavelmente vai fechar os aeroportos e daí eu não poderia nem ir para a Alemanha e nem voltar para o Brasil. Minha volta é por Frankfurt, no dia 25”, comenta.
Ele diz que pretende antecipar sua ida à Alemanha, no entanto as empresas aéreas só atendem pessoas com voos antes de 48 horas. “Se eu quiser comprar outra passagem eu perco a atual, pois não haverá reembolso. No caso da minha estadia, se eu for embora também não serei reembolsado. Falei com alguns conhecidos meus da Inglaterra que trabalham com organizações mundiais com empresas em vários lugares do mundo e eles comentaram que a Inglaterra por anunciar amanhã (hoje, dia 17) o ‘shutdown’, que representa o fechamento de tudo, mantendo apenas os mercados abertos. Se isso acontecer, vai complicar para mim. Não tenho cozinha no quarto privado onde estou. Não sei como vai ser se eu ficar aqui”, salienta.
TROCA DE PASSAGEM
Lange informa que tenta trocar sua passagem para retornar direto ao Brasil. “Enviei e-mail, mas ainda não tive resposta”, lamenta. “O pessoal aqui está dividido. Algumas pessoas falam que está tranquilo, enquanto outras comentam que nem tanto. Não tem nada realmente definido”, acrescenta.
O rondonense cita que ele e o grupo de participantes do Summit conheceram o Parlamento, onde foram atendidos pelo Lord Kennedy of Southwark. Já na convenção, no sábado para domingo, o mesmo Lord esteve presente e comentou que as autoridades tentam ao máximo deixar as coisas abertas e funcionando para o vírus tomar o caminho dele. “Mas fazem isso com bastante indicação, sugerindo o que as pessoas devem fazer, porque, segundo o Lord, o vírus provavelmente vai pegar todo mundo”, expõe.

CUIDADOS
Em relação à viagem, Lange menciona que dentro do avião 20% das pessoas usavam máscara e toda hora passavam álcool em gel. “Comprei 200 máscaras antes de vir e pensei em usar o dia todo, trocando a cada três horas. Porém, não vejo ninguém usando máscara aqui, só alguns asiáticos e quando você vê asiático na rua é 50% para mais usando máscara”, relata.
O rondonense diz ter a impressão de que a cidade está ficando cada vez mais vazia e que há poucos turistas. “Eu peguei um ônibus daqueles abertos de dois andares para fazer umas filmagens e um homem falou que era bom ver um turista, porque estava difícil. Ele me contou que é da Itália e que lá o caso está bem complicado. Estou sem saber direito como vai ser. A minha maior preocupação é saber quanto tempo eu teria de ficar aqui e sobre comida, acomodação em si não tenho problema, pois como muitas pessoas foram embora os hotéis estão vazios e há muitas promoções, então quanto a lugar para ficar não tem problema. Outra preocupação é se eu vou ou não poder ir à Alemanha, bem como quanto tempo seria esse ‘shutdown’”, enaltece.
De acordo com o empresário, as precauções tomadas pelos ingleses são no sentido de evitar que todo mundo seja infectado de uma única vez, porque não haveria tratamento adequado para todos no mesmo instante. “Se for aos poucos, não há muitos problemas”, menciona.
Ontem Lange fez turismo pela Capital londrina, tendo passado pela Trafalgar Square e National Gallery. O trânsito nas imediações estava tranquilo, já na Trafalgar Square estava cheio de gente. “O mercado também estava cheio de gente, todo mundo comprando”, compartilha.

O Presente
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp