Fale com a gente

Marechal Destaque nacional

Rondonense tem projeto premiado pela Funarte

Publicado

em

Diretora da Escola Floriano Peixoto, Marlei Roos Marchi, professora de dança Bruna Poliana Silva, que teve o projeto premiado, e a secretária de Cultura, Márcia Veit: felizes com a conquista (Foto: Divulgação)

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) premia anualmente projetos de destaques nacional nas modalidades de artes integradas, artes visuais, circo, dança, literatura, música e teatro com o Prêmio Funarte Descentrarte.

Em 2019, Marechal Cândido Rondon teve um projeto inscrito e selecionado, sendo o único do Paraná no eixo dança. Trata-se do “Promovendo o folclore através da dança e da criança”, da professora Bruna Poliana Silva, desenvolvido na Escola Municipal Floriano Peixoto, em Iguiporã, que tem como diretora Marlei Roos Marchi e coordenadora Tânia Freitag.

O projeto é promovido com o apoio da prefeitura, por intermédio da Secretaria de Cultura, pela Associação de Dança Raízes, que disponibiliza a professora que realiza aulas semanais para as crianças.

O prêmio conquistado foi em dinheiro, no valor de R$ 20 mil, que será aplicado em melhorias no projeto. Dentre as ações já definidas está a realização de um curso de aperfeiçoamento para a professora Bruna, na Casa da Juventude, em Gramado, com professores da Alemanha, confecção de trajes originais típicos para as crianças e a realização do 3º Espetáculo Cultural, evento que está marcado para o dia 15 de agosto e que mostrará o trabalho que é desenvolvido com as crianças por meio do projeto. Todas as despesas serão custeadas com os valores do prêmio.

 

SATISFAÇÃO

A professora Bruna se diz satisfeita com a premiação. “Através do prêmio teremos a oportunidade de difundir ainda mais a valorização da cultura local através da dança. A comunidade de Iguiporã demonstra que valoriza o projeto de dança folclórica. Buscar recursos junto à Funarte foi um desafio e felizmente conseguimos unir os anseios da comunidade com o incentivo da fundação”, comemora.

Ela conta que o projeto é desenvolvido há dois anos, sendo fruto do trabalho realizado em parceria com a Associação de Dança Raízes, prefeitura e a equipe pedagógica da escola. “Com o prêmio teremos a oportunidade de demonstrar à comunidade todo o trabalho realizado”, enaltece.

Já a secretária de Cultura, Marcia Veit, destaca que a administração municipal recebeu a notícia da premiação com alegria. “É um trabalho maravilhoso de dança folclórica alemã que é desenvolvido com as crianças, também em outras escolas do município. Parabenizamos a professora Bruna e a escola de Iguiporã por terem inscrito o projeto. É uma ação muito importante de incentivo para que o trabalho continue”, enfatiza.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente