Os Rotary Clubes de todo o mundo comemoraram, na quarta-feira (23), o 117º aniversário da primeira reunião do Rotary Club. Em 23 de fevereiro de 1905, nos Estados Unidos, o advogado Paul Percy Harris, ao reunir-se com os amigos Gustavus Loehr, Hiram Shorey e Silvester Schiele, revelou sua intenção de fundar um clube de serviços.
Em Marechal Cândido Rondon, a família rotária é grande e unida. Ao todo, o município conta com quatro clubes: Marechal Cândido Rondon, 25 de Julho, Beira Lago e Guarani, além do Rotaract (para jovens de 18 a 35 anos), Interact (12 a 18 anos), RotaKids (cinco a 12 anos) e a Associação de Senhoras de Rotarianos. Juntos, os Rotarys rondonenses têm cerca de 250 associados empenhados em desenvolver ações que incentivem o companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir a sociedade.
A presidente do Rotary Clube Marechal, Leide Meinerz, pontua alguns projetos que contribuíram para a melhoria da comunidade rondonense. Entre eles está o repasse de um raio X à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o qual representa um investimento de R$ 84 mil. “Há ainda o apoio que três dos quatro clubes têm dado à Casa de Maria, que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Eles ofertam subsídios distritais para contribuir com a realização de oficinas de música (Rotary Beira Lago), aulas de informática (Rotary Marechal) e aulas de judô (Rotary Guarani)”, cita.
Os adolescentes do Interact também realizam ações humanitárias. Uma delas é o “Natal sem fome”, em parceria com outros grupos filantrópicos, como os Demolay, Arco-Íris, JCI e Rotaract. Juntos, eles arrecadam alimentos não perecíveis, além de produtos de limpeza, agrupam e distribuem como cestas básicas para instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
A presidente do Interact, Maitê Schneider Ragnini, lembra que na última edição, em virtude da pandemia, achou que os números de arrecadação seriam baixos, contudo, ultrapassaram as expectativas. “O último ano foi o que mais tivemos verbas”, comenta.
Outro destaque do clube é o “Geladeira solidária”, que consiste em um geladeira instalada na rodoviária do município, onde pessoas e restaurantes podem doar alimentos para pessoas em estado de vulnerabilidade. Além disso, eles arrecadam livros e cobertores para disponibilizar aos carentes.
Maitê ressalta que o clube é uma grande família. “Tenho certeza que posso levar problemas externos para o clube sabendo que eles vão me ajudar a resolver e encontrar a melhor resolução. Não me reconheço sem o Interact. Mudou a minha vida. Ter contato com outras pessoas em situações diferentes nos faz encarar a vida de outra forma”, define.
Senhoras de Rotarianos
As senhoras de rotarianos já estão cumprindo seus papéis cidadãos em Marechal Rondon há 51 anos. Elas realizam dois eventos ao ano. Um deles é em novembro, quando é feito um bingo para angariar fundos para a compra de cadeira de rodas, cadeiras de banho e muletas. São elas que gerenciam o banco de disponibilidade destes equipamentos, que são emprestados à comunidade carente que não pode arcar com a compra dos utensílios. Já no mês de maio é feito um desfile de moda com chá.
Atualmente, o Rotary Marechal conta com 50 equipamentos. “Para tal, os clubes do Interact e Rotaract têm ações de coleta de lacres de latinha e tampinhas de garrafa pet, que são vendidas e o valor é convertido para a aquisição destas aparelhagens”, relata Sandra Kuhn, presidente da Associação de Senhoras de Rotarianos.
Dar de si
E as crianças não ficam de fora. Mesmo com a pouca idade, Francisco Meinerz Gentilini e toda a galerinha do RotaKids organizam projetos, fazem reuniões e cumprem o protocolo sempre com disciplina e dedicação. O projeto principal do Rotakids é a arrecadação de livros para a biblioteca do Parque Ecológico Rodolfo Rieger (Lago Municipal), mostrando que desde criança você pode fazer a diferença no mundo.
Luana Thaisa Port Thomé, presidente do Rotaract, partilha da mesma opinião. “É uma mudança muito positiva na vida. Dar de si para cuidar de si”, diz ela. E os projetos dentro das comunidades são os que mais causam impacto. “É uma felicidade pessoal saber o quanto fazemos a diferença. A gente sai da nossa bolha”, enaltece.
Sem pausa
A governadora assistente área I para o ano rotário 2021/2022, Grasielly Arenhart von Borstel, destaca que mesmo durante a pandemia o Rotary não parou de trabalhar. “O período em que as pessoas mais precisavam se manter afastadas foi o que mais nos manteve unidos, movendo os projetos em prol do benefício da comunidade”, enaltece.
Dia da Família Rotária no município
Além de marcar o Dia Mundial do Rotary, no dia 23 de fevereiro é comemorado simultaneamente o Dia da Família Rotária no município. Por isso, no último domingo (20) a família rotária realizou em Porto Mendes um almoço alusivo à data, que entrou em vigor em outubro do ano passado, quando o governador do Distrito 4640 esteve em Marechal Rondon para cumprir uma agenda oficial.
O projeto de lei foi de autoria dos vereadores João Eduardo dos Santos (Juca), Dionir Briesch (Sargento Dionir) e Moacir Froehlich e aprovado na Câmara de Vereadores.
Faça parte
As portas da Casa da Amizade, de Marechal Rondon, estão abertas para os interessados em fazer parte do Rotary. Confira o horário das reuniões:
Segunda-feira 20h00 Rotary Clube Beira Lago
Terça-feira 20h00 Rotary Clube 25 de Julho
Quarta-feira 20h00 Rotary Clube Marechal Cândido Rondon
Quinta-feira 20h00 Rotary Clube Guarani
Sábado 14h15 Interact Clube Beira Lago
Domingo 19h00 Rotaract Clube Marechal Cândido Rondon
2ª terça-feira de cada mês 19h45 Associação de Senhoras de Rotarianos
3ª quarta-feira de cada mês 19h00 RotaKids

Presidente do Rotary Clube Marechal, Leide Meinerz, presidente da Associação de Senhoras de Rotarianos, Sandra Kuhn, governadora assistente,GrasiellyArenhart von Borstel, presidente do Rotaract,Luana Port Thomé, Presidente do Interact Club de Marechal Cândido Rondon Beira Lago, Maitê Schneider Ragnini e o coordenador dos projetos humanitários do RotaKids, Francisco Gentilini, durante visita ao O Presente, na quarta-feira (23) (Fotos: Daniel Felício/OP)

Conheça a história do Rotary Internacional
Em 23 de fevereiro de 1905 foi fundada uma das primeirasorganizações de prestação de serviços do mundo. Graças àvisão estratégica e futurista de Paul Harris, nasceu o primeiroRotary Club, na cidade americana de Chicago. O dia 23 defevereiro também é considerado no Brasil o Dia Nacional doRotary Clube, graças a uma lei sancionada em novembro de 1980 pelo então presidente da República, João Batista Figueiredo.
A missão do Rotary Internacional é difundir as normas de ética profissional; a melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um na vida pública e privada; e a aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando a consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações. O Rotary Internacional também é o patrocinador da campanha mundial de erradicação da poliomielite em todo o mundo, a campanha Polio Plus
Atualmente, reúne em torno de 1,2 milhão de associados e 35mil clubes em mais de 200 países e áreas geográficas promovendo continuamente uma série de serviços humanitários.
O Presente