Fale com a gente

Marechal Sesc - Entrelendas

Rondonenses conquistam 1º lugar em concurso estadual

Publicado

em

Professor Mauri Gilberto Merten e o aluno Anderson Daniel de Borba durante a cerimônia de premiação ocorrida em Curitiba, no último dia 13: ao fundo aparece o desenho do estudante rondonense (Fotos: Divulgação)

Os estudante Anderson Daniel de Borba, aluno do 5º ano da Escola Municipal Antonio Rockenbach, e seu professor mediador Mauri Gilberto Merten, estiveram em Curitiba, no último dia 13, para acompanhar a cerimônia de premiação da 2ª edição do Concurso Sesc – Entrelendas. Ambos rondonenses conquistaram a 1ª colocação em nível estadual na categoria Ensino Fundamental I, que envolveu alunos do 1º ao 5º ano.

O Concurso Cultural Sesc – Entrelendas tem por objetivo o resgate da cultura popular paranaense, com ênfase em suas lendas, contos, mitos e personalidades históricas do Estado do Paraná, por meio de ilustrações promovidas por alunos e mediados por seus professores, sendo organizado em três categorias: Fundamental I, Fundamental II e Ensino Médio. Puderam participar crianças e adolescentes matriculados em escolas públicas, instituições de ensino contribuintes do Sesc ou entidades sócio assistenciais.

Promovida pelo Sesc/Fecomércio, em parceria com a Academia Paranaense de Letras, o concurso fez a seleção das 90 melhores ilustrações, especificamente as 30 melhores de cada categoria. Ao total, houve 8.053 inscrições, de 92 municípios do Paraná. As ilustrações selecionadas serão impressas na forma de cartões postais a serem distribuídos pelos promotores, e cada ilustrador e seu professor obtiveram como premiação um troféu de participação.

Os cinco melhores colocados de cada categoria, como foi o caso do aluno e professor rondonenses, além do troféu e da coleção de cartões postais, foram contemplados com uma viagem a Curitiba (com direito a acompanhante) para participarem da cerimônia oficial, a qual aconteceu no teatro Sesc da Esquina. Após, desfrutaram de um fim de semana com hospedagem no Hotel Sesc Caiobá, no litoral paranaense.

 

Surpresa

Professor há cerca de 20 anos na rede pública municipal de ensino, Mauri Gilberto Merten destaca que a notícia da conquista do 1º lugar foi uma grande surpresa. “Sempre que mediamos o trabalho de um aluno para participar de um concurso, permanecemos na expectativa de sermos vencedores. Em 2018, na 1ª edição do Concurso Sesc – Entrelendas, tivemos a aluna Letícia Eduarda premiada entre as 30 melhores produções. Tínhamos a expectativa de que o fato poderia se repetir em 2019, porém foi uma grata surpresa quando fomos informados da colocação de nosso aluno. Posso afirmar categoricamente que foi merecido. O Anderson é um menino que sempre se dedicou ao desenho e à pintura. Sempre dedicado, participativo”, enaltece.

 

Estímulo

Anderson, por sua vez, diz que ainda nem consegue acreditar que o seu desenho foi considerado o melhor do Paraná. “Isso é um orgulho muito grande. Quero desenhar cada vez melhor para ganhar em mais concursos, mas nunca vou esquecer desse primeiro. Essa é a primeira vez que viajei longe assim. Nunca tinha ido para Curitiba, nem à praia. Eu nem conhecia o mar, agora conheço”, comemora.

O estudante rondonense diz que vai torcer para que a professora do próximo ano o inscreva novamente no concurso, e que pretende caprichar ainda mais.

O professor também tem intenção de participar novamente. “Lendas não são passado, são o presente vivo em cada geração. Resgatá-las faz parte da nossa missão”, destaca Merten.

 

Classificação geral

A classificação geral do concurso pode ser conferida no site do Sesc: https://www.sescpr.com.br/edital/resultado-do-edital-de-selecao-de-cartoes-postais/.

Devido a uma cláusula com o Sesc, o desenho do estudante rondonense não pode ser divulgado. Ele será impresso na forma de cartão postal e distribuído posteriormente.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente