Os rondonenses estão colaborando com os trabalhos de recolhimento de galhos e entulhos que estão sendo desenvolvidos pela Secretaria de Agricultura e Política Ambiental de Marechal Cândido Rondon, que iniciou no último dia 1º um cronograma de recolha que vai se estender até o mês de agosto.
“Passaram 18 dias do início da recolha no setor 1 e o pessoal tem colaborado bastante. Estão colocando materiais em frente as residências para que possam ser recolhidos e receberem destinação adequada”, destacou ao O Presente o chefe da pasta, Adriano Backes.
Segundo ele, é importante que os munícipes se atentem às datas, porque haverá só uma recolha por setor. “São 31 dias de depósito e recolhimento”, frisa.
O cronograma iniciou no dia 1º de março no setor 1 e segue até o dia 31. Tal setor contempla os bairros Barcelona, Primavera, Loteamentos Augusto I e II, Parque dos Ciprestes, São Mateus, Condomínio Palma Sol, Continental, Jardim Higienópolis, Paraíso, Lajeado Bonito, Leste/Lerner, Lumara, Santa Maria, Loteamento dos Ipês, São Pedro e São José.

Secretário de Agricultura e Política Ambiental, Adriano Backes: “Deixamos um leque aberto de serviços aos moradores. Cada um precisa cumprir com a sua parte, porque o município cumpre com a sua” (Foto: Arquivo/OP)
MULTAS
O secretário alerta que os cidadãos que desrespeitarem o cronograma, depositando galhos e entulhos fora das residências em desarmonia ao calendário estabelecido, serão responsabilizados. “Para estes descasos, medidas estão sendo tomadas. Tivemos notificações, mas apenas dois ou três registros de multa. Se depositarem fora do cronograma, nós vamos notificar, dar o prazo de recolhimento e, posteriormente, multar”, enfatiza.
PAPEL DO MUNICÍPIO
Backes ressalta que limpeza de terrenos e/ou áreas públicas não é um dever somente do município, mas também dos munícipes. “Fornecemos esses serviços porque sabemos das dificuldades de deslocamento e entre outras questões”, expõe.
Quando descartes são necessários fora do cronograma, ele lembra da existência do Ecoponto, anexo ao Parque de Exposições. O local fica aberto de segunda a sexta-feira, das 07 às 12 horas e das 13h30 às 19 horas, e aos sábados, das 07 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.
O calendário completo do cronograma de recolhimento está disponível em http://marechalrondon.com.br/recolha/.
Outras informações podem ser obtidas, ainda, pelo telefone (45) 3284-8842.
ARRASTÕES
Além do cronograma recolhimento de galhos e entulhos contribuir para a limpeza e embelezamento da cidade, Backes reforça o papel da ação no controle do mosquito da dengue. “Galhos e entulhos depositados de forma incorreta, junto com outros materiais, ocasionam a proliferação do mosquito da dengue, que muito nos preocupa. O município declarou estado de epidemia no ano passado e estamos quase no mesmo rastro”, salienta.
Em parceria com outras secretarias e entidades organizadas, a Secretaria de Política Ambiental participa assiduamente dos arrastões realizados em Marechal Rondon. “Tivemos três arrastões feitos nesse ano. O Ana Paula foi o primeiro arrastão, o segundo foi em parte da Vila Gaúcha e no terceiro tivemos a conclusão do bairro”, expõe.

Setor 1 contempla os bairros Barcelona, Primavera, Loteamentos Augusto I e II, Parque dos Ciprestes, São Mateus e arreadores (Foto: Divulgação)
PAPEL DO MUNÍCIPE
Nos arrastões, as pessoas mobilizadas coletam materiais, lixo, galhos e entulhos em frente das residências. “Esse não é o dever do município, mas sim do cidadão. Nós deveríamos acabar com os arrastões, porque é preciso que cada um cuide da sua casa, faça de forma correta a colocação dos materiais”, opina.
Além do cronograma de recolha de galhos e entulhos, Marechal Rondon conta com o recolhimento de lixo reciclável e orgânico. “Deixamos um leque aberto aos moradores. Cada um precisa cumprir com a sua parte, porque o município cumpre com a sua”, enfatiza.
O Presente