Uningá Vestibular 2020
Marechal Educação

Rui Barbosa inova ensino de inglês com programa bilíngue

Coordenadora do Colégio Rui Barbosa, Juciane Bazzo Henn, e o diretor, Carlos Kracke: programa vai atender os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. (Foto: Divulgação)

A tecnologia revolucionou a comunicação, que abriu as portas para qualquer tipo de informação a um clique e impactou diretamente a forma de educar. As escolas vêm se adaptando a esse cenário global. Diante de novos desafios, a educação bilíngue surge como um caminho para tornar o ensino cada vez mais atraente e compatível com as demandas atuais. Com o aumento da procura por um ensino bilíngue integrado às atividades escolares e que realmente faça a diferença na formação das novas gerações, a Spot Educação, holding de ensino complementar – que engloba a tradicional rede de escolas de idioma Cultura Inglesa – Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Espírito Santo e Rio grande do Sul e a escola de tecnologia codeBuddy -, investiu em lançar o GO Bilingual, uma solução acessível para escolas de todo o Brasil, que passa a ser adotada no Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon.

Conforme o diretor Carlos Kracke, o Rui Barbosa é único educandário do município a integrar a rede de parceiros do programa, que, segundo ele, une a excelência em projetos pedagógicos de uma empresa que atua há 85 anos no segmento de ensino de idiomas, 18 deles também em escolas, e valores como a busca constante por inovação.

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

De acordo com Kracke, o exemplo da unidade de ensino mostra que é possível alavancar o conhecimento da língua inglesa, que se torna obrigatória nos currículos escolares a partir de 2020, de forma espontânea e marcante.

O objetivo da parceria, diz ele, é mostrar que uma segunda língua, quando integrada às demais disciplinas, dá ao aluno a possibilidade de aprendizagem com foco maior na conversação. “Nosso investimento sempre será na qualificação do processo de ensino e aprendizado. Parcerias e inovações como esta mostram a força do trabalho desenvolvido no Rui Barbosa, que em 2020 completa 65 anos de trabalhos em prol da educação”, ressalta.

A coordenadora pedagógica do Rui, Juciane Bazzo Henn, explica que o programa vai atender os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com uma aula de inglês diária, distribuída em duas aulas de Language (letramento) e outras três que vão relacionar os conteúdos aprendidos nas demais disciplinas, integrando na Língua Inglesa. “É uma grande inovação, pois nossos alunos terão a oportunidade de reforçar conteúdos já trabalhados, estudando estes conteúdos em inglês, em uma sala de aula preparada exclusivamente para o programa”, expõe.

 

O PROGRAMA

O GO Bilingual apresenta como um dos seus principais diferenciais o custo-benefício. “Fazemos a entrega de um material didático de qualidade, voltado para cinco aulas semanais de inglês, que tratarão a base linguística e também abordarão conceitos de outras disciplinas (Matemática, Geografia, História, Ciências, Artes e Educação Física) por meio da abordagem CLIL (sigla em inglês para Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua)”, explica a diretora do GO Bilingual, Marina Dalbem.

Mas, segundo Marina, o aspecto mais importante é o modelo de acompanhamento, que começa com uma formação presencial robusta para os professores, seguida de treinamentos presenciais de reciclagem a cada seis meses. No decorrer do programa, o professor de inglês contará com um Portal Digital desenvolvido especialmente para suas necessidades, onde ele poderá realizar cursos on-line de aprofundamento, acessar sugestões de projetos e atividades de sala de aula, acompanhar um blog de tendências voltados para a prática de ensino bilíngue e solicitar assessoria pedagógica por vídeo. “Esse modelo digital de assessoria proporciona ao professor segurança e confiança para desempenhar seu papel da melhor maneira, e garante ao diretor escolar o melhor custo-benefício para o programa”, reforça.

Mais informações podem ser obtidas no portal https://www.gobilingual.com.br/.

 

Com assessoria

TOPO