Com o objetivo de proporcionar ao estudante o acesso de forma simples e organizada o conhecimento sobre astronomia, o Colégio Luterano Rui Barbosa, de Marechal Cândido Rondon, promoveu no dia 28 de fevereiro, o 1º curso de Astrofísica Rui Barbosa, para estudantes do Ensino Médio.
O curso trouxe informações sobre Aristóteles, Copérnico, Galileu Galileu e outros cientistas que iniciaram os estudos desta ciência que é uma das mais antigas da história da humanidade e tem o objetivo de observar o que acontece no Sistema Solar, além de estudar a evolução histórica e entender conceitos relativamente complexos por meio da discussão e da exemplificação dos fenômenos astronômicos.
Conforme o professor responsável pela atividade, Artur Werner Lohmann, esta temática é de suma importância na vida escolar do aluno. “Este assunto vem sendo, cada vez mais, cobrado em concursos. Além disso, é importante desmistificar certas informações que são construídas empiricamente pela sociedade, mostrando o que há de cientificamente comprovado sobre o assunto”, expõe.
O professor Artur avalia de forma muito satisfatória o curso. “O curso foi muito produtivo e os objetivos traçados foram alcançados. A curiosidade dominou a exposição e a discussão dos tópicos selecionados. Ficou um ‘gostinho de quero mais’. Trabalharei pela continuidade desta experiência em função de ter sido muito positiva”, adianta.
A estudante, Luisa Pagé Becker, comenta que foi incrível a participação no curso. “Aprendi muito nestas 3 horas de curso. Eu já gostava muito desta temática e agora posso dizer que estou ainda mais interessada por astronomia. As explicações do professor Artur me fizeram refletir sobre algumas coisas óbvias, mas que ninguém dá muita atenção porque acha que está sempre lá e nunca muda. Sem contar a dinâmica e o jeito que o professor Artur faz suas explanações, ele traduz de forma fácil o que eu achava que era bem complexo”, comenta.
O diretor do Rui Barbosa, Carlos Kracke, enaltece a importância de atividades como essa. “Nosso colégio tem esta preocupação de trazer cursos especiais, de maneira dinâmica e versátil, promovendo atividades que agreguem na construção do conhecimento, buscando sempre a excelência para nossos alunos”, finaliza.

(Foto: Patrícia Schulz)
Com assessoria