Fale com a gente

Marechal Confira as áreas afetadas

SAAE alerta para possibilidade de baixa pressão e falta de água neste domingo em Marechal Rondon

Situação se deve aos danos na rede elétrica nas proximidades de fontes que integram o sistema de abastecimento do município rondonense

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Marechal Cândido Rondon informa que poderá haver baixa pressão e falta de água neste domingo (17). O alerta se deve aos fortes ventos que atingiram o município no sábado (16), o que causou danos à rede elétrica na proximidade das fontes que abastecem o sistema.

Os locais que podem ser afetados integram a Região I, que compreende parte do Centro, os bairros Industrial Oeste, Boa Vista, Andorinha, Borboleta, Peroba, Ana Paula, Flórida e parcialmente a Vila Gaúcha, Guavirá, São Lucas e as proximidades do Lago Municipal.

Assim que a energia for reestabelecida, e os sistemas de abastecimento estiverem normalizados, gradativamente o fornecimento de água será reestabelecido. Os imóveis com caixas d’água não devem sofrer desabastecimento.

Por que demora para a água voltar após um desabastecimento?

Diferente das companhias de energia, que conseguem devolver eletricidade imediatamente após concluídos os reparos, o fornecimento de água requer mais tempo para voltar à normalidade.

Isso acontece porque é preciso encher as tubulações e os reservatórios de água tratada em baixa velocidade. Depois, essa água ainda tem que percorrer um longo caminho até chegar aos imóveis de forma gradual.

Se esse processo for acelerado, com muita pressão interna nas tubulações, o risco de rompimentos na rede de água seria muito grande.

Além disso, o alto consumo e o desperdício de água devido a maus hábitos como: banho demasiadamente demorado, mangueira ligada sem uso, a lavagem de calçadas, limpeza excessiva nos carros, escovar os dentes com a torneira aberta, etc., contribuem para que a rede não fique cheia, e contribuem para a demora na normalização do abastecimento.

Nesse sentido, o SAAE sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível garantir a reserva de água por até 24 horas, no mínimo, conforme especificam as recomendações da ABNT.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Copyright © 2017 O Presente