Desde o ano passado as chuvas que sustentam o lençol freático em toda a região foram muito escassas. Em virtude disso, os níveis dos reservatórios têm variado bastante. No final de 2019 o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Marechal Cândido Rondon já realizou campanhas de conscientização para que os rondonenses economizassem água, para evitar um possível racionamento.
Nos primeiros meses de 2020, o índice de chuva novamente está muito abaixo da média, se comparado aos anos anteriores.
Tendo em vista este momento, o diretor-executivo do Saae, Dieter Seyboth, volta a pedir o apoio da população, para que todos economizem água, evitando lavar carros e calçadas com mangueira, regar jardins e lavar os quintais. “Não vai ser a última vez que vamos pedir para que a população economize água por falta de precipitação pluviométrica em Marechal Rondon. Pedimos que os rondonenses nos ajudem a economizar água. Se economizar, não vai faltar. Mas caso o consumo continue sendo exagerado, com a lavagem de calçadas, carros, molhando jardins e quintais, a água poderá faltar nas torneiras. A ordem é economizar água, enquanto as chuvas não se normalizarem. Isso já aconteceu em outras oportunidades e sempre tivemos uma resposta positiva da população. A vazão em alguns reservatórios diminuiu pela metade”, apontou Seyboth.
“Temos feito importantes investimentos em infraestrutura, buscando alternativas para aumentar a produção e a capacidade de armazenamento de água. Mas, o mais importante neste momento, com a falta de chuvas, é usarmos a água de maneira racional, sem desperdício”, conclui.
Com assessoria