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Marechal Educação

Saiba quem são os alunos do Eron Domingues pré-selecionados ao Parlamento Jovem Brasileiro

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(Foto: Arte/OP)

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) publicou na quinta-feira (06) a lista dos jovens estudantes da rede estadual selecionados para a 2ª fase da 17ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro 2020. Dos 64 alunos que inscreveram projetos, 20 foram selecionados para a próxima fase, agora em âmbito nacional.

Desse total, nove estudam no Colégio Estadual Eron Domingues, de Marechal Cândido Rondon. Ou seja, dos 20 alunos pré-selecionados em todo o Paraná 45% são do 3º ano do Ensino Médio do educandário rondonense.

O programa é uma parceria da Secretaria da Educação com a Câmara dos Deputados e consiste em engajar os jovens para refletirem juntos a respeito da política e do papel do cidadão. Para participar do programa, o aluno deveria criar um projeto de lei, com tema livre e que, de alguma forma, buscasse soluções para questões de seu contexto social, cultural ou econômico.

Em entrevista ao O Presente, a professora de Língua Portuguesa, Vera Pagnussatti, coordenadora dos trabalhos, explica que fez um vídeo para falar sobre o projeto aos professores e, num segundo momento, um vídeo direcionado aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio sobre de que maneira eles deveriam organizar um projeto de lei. “Trabalhei também com os alunos aulas via MEET, Classrom, WhatsApp, tudo on-line”, menciona.

Conforme ela, nos cinco anos em que o colégio participa do projeto, dos 100 alunos selecionados em nível estadual, 46 são do Eron Domingues. “Até o ano passado dos 20 estudantes que representaram o Paraná no Parlamento Jovem Brasileiro, seis eram alunos do Eron Domingues. É difícil outro município ou colégio com tantos alunos neste programa. Ficamos na expectativa do resultado final de 2020”, evidencia.

A docente comenta que este é o 5º ano consecutivo que ela desenvolve trabalhos com os alunos em uma sequência didática sobre ética e política no cotidiano. “Esse foi um ano bastante tumultuado, uma vez que todo trabalho foi realizado por meio de vídeos no Youtube. Os estudantes foram instigados já nos meses de março e abril a trabalharem com diferentes gêneros textuais com a temática política”, menciona.

 

PROJETOS

Segundo Vera, passada a fase de trabalho com todos os alunos via vídeos, foi a vez dos estudantes produzirem um projeto de lei. “Mostrei como organizar um projeto de lei e cada aluno elaborou pensando o que mudaria se tivesse esse poder. Os estudantes pensaram nas suas realidades e dificuldades, no que mudariam dentro da educação, o que falta no meio ambiente e no trânsito”, expõe.

Os estudantes aprenderam sobre analfabetismo político e midiático. Em seguida, os mais de 65 alunos enviaram cada um o seu projeto de lei on-line, que foram submetidos a uma votação democrática. “Inclusive os alunos puderam votar no projeto dos colegas. Os trabalhos escolhidos na escola foram reescritos e tiveram a temática reorganizada pensando na justificativa. De 25 trabalhos selecionados, 23 foram encaminhados à Secretaria de Estado da Educação. Em seguida o Estado selecionou 20 projetos no Paraná, sendo nove do Eron Domingues”, destaca.

De acordo com Vera, os alunos do Eron elaboraram projetos voltados à agricultura, financiamento de casas, meio ambiente, uso de água nas casas com consumo máximo por pessoa e sistema prisional. “Há projetos maravilhosos. A maioria dos estudantes partiu de algo discutido em casa, a partir de conversa com a família”, ressalta.

A professora, que incentivou os alunos a participarem do programa, conta que a partir deste momento os trabalhos dos alunos paranaenses serão encaminhados a Brasília. “Daí serão escolhidos cinco trabalhos de alunos para representar o Estado. Agora a comissão do programa Parlamento Jovem Brasileiro analisa os trabalhos na Câmara dos Deputados. Estamos otimistas”, salienta.

 

AVALIAÇÃO

Os 64 alunos candidatos inscreveram seus projetos e o Departamento de Programas para a Educação Básica da Secretaria fez a primeira avaliação. Vinte alunos foram selecionados para representar o Paraná na próxima fase do programa, que é desenvolvido em nível nacional.

No dia 18 de setembro, a Câmara dos Deputados informará os cinco finalistas de cada Estado. A avaliação dos projetos de lei levará em conta a justificativa da proposição, a relevância e mérito para a sociedade, a técnica legislativa, a boa argumentação, o uso da norma culta da Língua Portuguesa.

Os cinco paranaenses finalistas da etapa nacional participarão da Jornada Online a partir de 28 de setembro, juntando-se aos 78 estudantes de todo o Brasil, na Jornada Parlamentar em Brasília, com data a ser definida, prevista para 2021.

 

ALUNOS PRÉ-SELECIONADOS NO PARANÁ

Bruno Lucas Weyand Schnorberger Colégio Estadual Eron Domingues

Camili Vitoria da Silva Colégio Estadual Eron Domingues

Eduarda Pereira Pinto Colégio Estadual Eron Domingues

Eduardo Lucietto Krielow Colégio Estadual Eron Domingues

Estevão Solek Carneiro Colégio Estadual Pedro Marcondes Ribas

Evandro José Faria Junior Colégio Estadual Professor Meneleu Almeida Torres

Giovana Sabino da Silva Colégio Militar de Curitiba

Guilherme Felipe Koch Colégio Estadual Eron Domingues

Heloisa Helena Passagnolo 3° Colégio da Polícia Militar do Paraná

Kassandra Barbosa Colégio Estadual Pedro Marcondes Ribas

Lucas Lopes Trindade Colégio Estadual Eron Domingues

Marcos Henrique Souza Regine Colégio Estadual Rainha da Paz

Mateus Henrique dos Reis Colégio Estadual Eron Domingues

Natanael Cardoso de Jesus Colégio Estadual Eron Domingues

Pedro Lucas de Oliveira Correia Colégio Integral

Rafaela Evilin Rodrigues de Oliveira Colégio Estadual Eron Domingues

Regiane Gabriele da Silva Colégio Estadual Albino Feijó Sanches

Vanessa Cordeiro da Costa Colégio Estadual Do Campo Papa João Paulo II

Vagner Luis Carneiro de Campos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, campus União da Vitória

Vitoria Capuchi da Silva Colégio Estadual Pedro Marcondes Ribas

 

O Presente com AEN

 

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