Nesta quinta-feira (16), a secretária de Saúde de Marechal Cândido Rondon, Marciane Specht, esclareceu a retirada de um dos dois óbitos que constavam no Boletim Diário do Coronavírus. A morte foi divulgada nos dados da Secretaria no último domingo (12).
Segundo a dirigente da pasta, a 20ª Regional de Saúde de Toledo foi procurada pelo Setor de Epidemiologia de Marechal Rondon que recebeu orientações de incluir o óbito no boletim municipal. “A paciente teve como causa do óbito um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico, ou seja, um derrame e, na evolução do quadro, teve a morte encefálica. Quando há morte encefálica, um dos protocolos é a realização do exame do coronavírus. Este exame acabou dando positivo e, automaticamente, a primeira orientação foi de colocar o óbito no boletim”, explica ela.
Sabendo que a causa principal da morte foi o AVC hemorrágico e não a Covid-19, esta sendo uma causa secundária, a Secretária de Saúde de Marechal Rondon procurou novamente a 20ª Regional que, por sua vez, buscou informações junto à central em Curitiba. A orientação, relata Marciane, foi para que o óbito fosse retirado do boletim, haja vista que o coronavírus não foi o que ocasionou a morte da paciente.
Confira o vídeo do esclarecimento:
(Vídeo: Facebook Prefeitura de Marechal Cândido Rondon)
Confira aqui o Boletim Diário do Coronavírus no município rondonense.
O Presente