Recepcionistas de todas as unidades de saúde de Marechal Cândido Rondon passaram, recentemente, por uma capacitação referente ao novo sistema de regulação do setor de agendamento, que deve ser implantado nos postos de saúde, o qual envolve a autorização de consultas e exames de média e alta complexidade. As instruções foram repassadas pelos servidores Franciele Calegari e Maycon Lucas Ortiz Braun.
Conforme a secretária de Saúde, Marciane Specht, com a implantação do novo sistema os pacientes que necessitarem de algum exame ou consulta especializada após a consulta com o médico sairão do posto de saúde com a guia onde consta um “QR Code”. “O paciente não precisará se deslocar ao setor de agendamento, junto à Farmácia Básica, e poderá acompanhar o processo de tramitação até a autorização do exame pelo sistema totalmente digital”, explica.
O encaminhamento dos exames, segundo ela, será feito pelos médicos, que ainda passarão por capacitação. Quando houver data da consulta ou exame, o setor de agendamento comunicará ao paciente. Caso os pacientes tenham alguma dificuldade com o sistema eletrônico poderão buscar as informações referentes à autorização de sua consulta ou exame no posto de saúde do seu bairro ou no setor de agendamento.
“As recepcionistas das unidades serão fundamentais nesse processo, pois elas terão acesso ao painel de lista de espera dos pacientes e farão o monitoramento dentro da unidade. E, se por ventura houver alguma devolutiva por parte da regulação, uma notificação será encaminhada e, com isso, o médico precisará complementar a solicitação”, expõe Marciane.
Com assessoria