Ecoville – Maior rede de limpeza
Copagril
Marechal Riquezas do Oeste

Sebrae apresenta Selo de Qualidade no Turismo para associados da Acimacar

Representantes do Sebrae apresentaram o Selo de Qualidade no Turismo a empresários do setor de turismo, gastronomia e hotelaria na última quinta-feira (26), em encontro na Acimacar (Fotos: Divulgação)

Empresários do setor de turismo, gastronomia e hotelaria associados à Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) conheceram, na última quinta-feira (26), o Selo de Qualidade no Turismo, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O Selo de Qualidade no Turismo objetiva proporcionar às empresas do setor aperfeiçoamento técnico e profissional, primando pela qualidade dos produtos e serviços oferecidos, tornando-as mais competitivas.

Casa do eletricista MINIESCAVADEIRA

“O Sebrae tem uma participação forte na área de turismo em todo o Paraná, em especial nos municípios que possuem potencialidades turísticas. Nosso trabalho tem como objetivo fomentar o turismo de negócios nessas localidades”, ressalta a consultora estratégica de empreendedorismo do Sebrae Toledo, Debora Steiner Dias.

Até pouco tempo, explica ela, o trabalho era focado em Foz do Iguaçu por conta das Cataratas do Iguaçu, um grande atrativo turístico da região Oeste, no entanto, a Paraná Turismo realizou um estudo do turismo em 2019 e identificou algumas regiões propícias para o turismo de negócio, como é o caso da região chamada de Riquezas do Oeste. “Em Marechal Cândido Rondon, temos como exemplo a Festa Nacional do Boi no Rolete, que é a maior feira de exposição do comércio na região Oeste, trazendo muitas pessoas de fora”, expõe Debora. “Nossa atuação objetiva desenvolver a gestão das empresas para aproveitarem essas oportunidades de turismo de negócios, além de incentivar a administração pública e as entidades para a realização de eventos maiores para trazer mais pessoas ao município”, salienta.

Ela diz que no município já há um trabalho bastante positivo do Poder Público, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo em parceria a Acimacar, que foca no resgate da cultura germânica. “Quando o Poder Público e as instituições trabalham juntas, tendo os empresários capacitados, o resultado é a geração de riquezas para o município”, declara.

O trabalho de capacitação do Sebrae, com a apresentação do Selo de Qualidade no Turismo, terá foco em quatro cidades do Oeste: Toledo, Marechal Cândido Rondon, Palotina e Guaíra.

 

Consultoria e avaliação

De acordo com o consultor credenciado do Sebrae, Ricardo Botelho Camargo, o Selo de Qualidade no Turismo do Sebrae premia as melhores empresas da cadeia de turismo, entre restaurantes, agência de viagens, hotéis, entre outras empresas do setor. “Para conquistar o selo, a empresa passa por uma consultoria, várias etapas de melhoria de gestão, cliente oculto e tudo isso reflete na percepção do cliente. Hoje o consumidor não quer só passar uma noite em um hotel, ele quer ter toda a experiência do consumo, fazendo com que ele não só volte à empresa, mas também a recomende”, pontua Camargo.

Entre as vantagens de participar da iniciativa, as empresas têm adequação às normas vigentes do setor, profissionalização, sustentabilidade e inovação, redução de custos e perdas, melhora na rentabilidade, engajamento da equipe, geração de visibilidade e credibilidade à empresa, além de vantagem competitiva. “O processo de avaliação consiste no preenchimento do roteiro de análise da atividade econômica do empreendimento, consultoria de avaliação de excelência em gestão, turista oculto e devolutiva do plano de ação para posterior avaliação de conformidade”, detalha.

O programa envolve também consultoria especializada em diversas áreas de gestão, como finanças, marketing, marketing digital, liderança e planejamento. “O consumidor não vai ver o selo na sua empresa, ele vai sentir a qualidade no atendimento”, ressalta Camargo.

 

Como participar

Para conhecer mais sobre o Selo de Qualidade do Turismo e participar do programa que premia as empresas do setor, receber a consultoria e avaliação, os empresários interessados podem entrar em contato com o Ponto de Atendimento do Sebrae na Acimacar, por meio do telefone (45) 3284-5700. “Será feito um start desse programa com vários empresários dos quatro municípios contemplados, uma grande oportunidade de networking para o setor de turismo”, frisa o vice-presidente do Turismo da Acimacar, Giovanni Nardello Rotta.

 

Com assessoria 

TOPO