No dia 20 de março, celebra-se o Dia Nacional de Atenção à Disfagia.
A disfagia é um distúrbio caracterizado pela dificuldade de engolir alimentos e líquidos, além da sensação de que a comida “arranha” ou fica “presa” na garganta. Essa condição pode impactar a saúde, nutrição, respiração e o bem-estar psicossocial das pessoas.
Atenta à sua prevalência no público infantil, a prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria de Educação, realizará uma triagem para identificar estudantes com risco de disfagia. Para isso, nos próximos dias, a fonoaudióloga Joice dos Santos Costa visitará as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil do município.
O objetivo do projeto no ambiente educacional é identificar sintomas precoces da disfagia nos alunos, garantindo segurança alimentar e nutricional, prevenindo episódios de broncoaspiração e contribuindo para a frequência escolar. Crianças com disfagia silenciosa tendem a apresentar infecções respiratórias frequentes, o que pode reduzir a assiduidade escolar.
Principais sintomas da disfagia
Engasgo com saliva ou alimentos; tosse ou cansaço durante ou após a alimentação; recusa alimentar e perda de peso e pneumonia de repetição e febre.
Com assessoria