O Presente
Marechal

Secretaria de Educação rondonense aplica avaliação diagnóstica

Resultados serão utilizados como subsídio para reorientar práticas e propostas pedagógicas


calendar_month 13 de março de 2023
2 min de leitura

A Secretaria de Educação de Marechal Cândido Rondon, através de sua equipe de assessoria pedagógica, iniciou no dia 1º de março as aplicações das avaliações diagnósticas: Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (SARE), conforme previsto no Decreto nº 356/2022, de 13 de setembro de 2022. A previsão de término das atividades é em 20 de março, nas turmas dos 2º aos 5º anos e EJA.

O sistema de avaliação, o SARE, poderá oferecer indicadores para a Secretaria de Educação com vistas a reorientar práticas e propostas pedagógicas, contribuindo para o fortalecimento da formação continuada docente, além de subsidiar o planejamento/replanejamento escolar e apoiar ações de recuperação e aprofundamento das necessidades de aprendizagem identificadas a partir dos resultados obtidos.

As avaliações do SARE são realizadas no início dos primeiro e segundo semestres do ano letivo, com a participação de todas as escolas da rede municipal de ensino de Marechal Cândido Rondon. As avaliações diagnósticas são elaboradas pela Secretaria de Educação e têm por base as habilidades do Currículo da Rede Estadual do Paraná (CREP).

As avaliações dos 2º e 3º anos do ensino fundamental são compostas por 20 questões de múltipla escolha e uma questão de resposta construída, de língua portuguesa e matemática. Para os 4º e 5º anos do ensino fundamental, são 30 questões de múltipla escolha e uma questão de resposta construída, de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza, história e geografia. Para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), são 30 questões de múltipla escolha e uma questão de resposta construída, de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza, história e geografia.

Os alunos com transtorno do espectro autista, transtorno de deficiência intelectual, deficiência visual, deficiência auditiva ou deficiência física têm prova adaptada às suas necessidades pedagógicas.

Com assessoria

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.