Ecoville – Maior rede de limpeza
Marechal Sensibilização

Secretaria de Mobilidade Urbana foca em ações de educação para o trânsito

Foto: Divulgação
  • Foto: O Presente

  • Fotos: Divulgação

  • Fotos: Divulgação

  • Fotos: Divulgação

  • Fotos: Divulgação

Desde 2017, está sendo desenvolvido em Marechal Cândido Rondon, pela Secretaria de Mobilidade Urbana, o Projeto Cidadania no Trânsito que busca sensibilizar estudantes, professores e a comunidade escolar em geral quanto à importância de atitudes responsáveis no trânsito.

Preocupada em potencializar as reflexões a respeito do tema trânsito, a secretaria participou no sábado (12), da 16ª edição do Brincando na Praça. Na oportunidade, estiveram expostas atividades do Projeto Cidadania no Trânsito, com o intuito de levar às crianças orientações relativas à educação de trânsito. No estande montado, foi realizada a distribuição de materiais pedagógicos, educativos, além de também estar presente o personagem “morte”, que advertiu todos da importância de se usar o cinto de segurança e o capacete na motocicleta.

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

Conforme Adriane Kappes Vorpagel, da Secretaria de Mobilidade Urbana e responsável pelo projeto, as ações contribuem significativamente para a conscientização das crianças a respeito da promoção de um trânsito mais seguro. Ela lembra que através de projetos como esse, as crianças podem, inclusive, atuar como agentes educativos em suas famílias. “As crianças fazem parte do trânsito, e por isso, desde muito cedo precisam estar atentos ao comportamento que devem ter, seja na hora de passear com os pais, na hora de atravessar a rua, andar no transporte público”, afirma Adriane.

A Secretaria de Mobilidade Urbana acredita que as escolas são berços de importantes transformações sociais. Logo, a formação de cidadãos mais preocupados com o trânsito, além do seio familiar, também deve passar pela escola, daí a importância de o Projeto Cidadania no Trânsito estar presente nas escolas e colégios do município.

As palestras foram ministradas para crianças da rede de ensino do município em prol de ações de conscientização de trânsito e mobilidade urbana. Em 2017, foram 5 mil crianças atendidas através de 62 palestras e em 2018 foram 2,5 mil crianças/adolescentes atendidos através de 26 palestras realizadas. No ano de 2019, foram diversas palestras ministradas e ações em prol do trânsito, como o Movimento Maio Amarelo, blitz educativas de trânsito, Semana do Ciclista, semana nacional do trânsito e participação de seminários na área de mobilidade urbana.

“A segurança no trânsito é uma questão importante em todas as esferas da sociedade. Principalmente nas escolas, que possuem papel importante na formação de indivíduos mais conscientes a respeito dessa, e de outras questões”, comenta secretário de Mobilidade Urbana, Coronel Welyngton Alves da Rosa.

O projeto tem parceria com a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros e Detran.

 

Com assessoria

TOPO