Copagril
Marechal Aula inaugural

Secretário de Estado da Agricultura estará em Rondon na segunda-feira para evento na Unioeste

Norberto Ortigara vai falar sobre o tema “Agropecuária paranaense: situação atual, nova estrutura organizacional, assistência técnica e extensão rural e novos desafios” (Foto: Arquivo/OP)

 

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS), através do Centro de Centro de Ciências Agrárias da Unioeste, sediado no campus de Marechal Cândido Rondon, realiza segunda-feira (18), às 14 horas, no Tribunal do Júri da universidade, aula inaugural com a presença do secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara.

Técnico agropecuário e economista, Ortigara ministrará uma palestra aberta ao público e aos mais de 110 alunos de mestrado e doutorado sobre o tema “Agropecuária paranaense: situação atual, nova estrutura organizacional, assistência técnica e extensão rural e novos desafios”.

Já na terça-feira (19) será realizada mais uma aula, desta vez às 09 horas, com a contribuição do representante da FAO no Brasil, doutor Rafael Zavalla. Ele abordará a agricultura e a segurança alimentar nutricional na América Latina, marcando, assim, o ano letivo de 2019 para o Programa em Desenvolvimento Rural Sustentável. A aula é aberta para todo o público que se interessar.

 

Sobre o curso

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) foi criado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) em 2012. Iniciou com o curso de mestrado, e após cinco anos o curso de doutorado foi inaugurado. O programa destaca-se pela multi e interdisciplinaridade, focando na agricultura familiar, produção sustentável e ecológica, desenvolvimento agroindustrial, por meio de ações extensionistas de pesquisas e aplicação de projetos inovadores.

A execução de políticas públicas que envolvem as múltiplas dimensões do desenvolvimento rural sustentável é por meio de abordagens temáticas do planejamento, das mudanças sociais e evoluções tecnológicas. A gestão agrícola, ambiental e agroindustrial é atrelada a fatores como a territorialização: do ambiente, da sociedade e outros.

Desde o princípio, o programa objetivou atender às novas demandas da sociedade relacionadas à qualificação profissional e produção de conhecimento, buscando auxiliar no desenvolvimento agropecuário e agroindustrial, alicerçado na realidade socioambiental e impulsionado por processos de inovação.

O curso abrange todos os campi, mas sua concentração é no campus de Marechal Rondon.

O coordenador é o professor doutor Wilson Zonin.

 

 

O Presente

TOPO