Uma parceria entre a Itaipu Binacional e o Governo do Estado deve injetar em torno de R$ 27 milhões em 21 obras na área de segurança pública, entre construções e ampliações que vão beneficiar e reforçar as estruturas das polícias Militar e Civil da região Oeste.
O maior investimento será em Guaíra, onde somente para a construção da sede da 2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) devem ser destinados R$ 22 milhões.
E não demorou para que a notícia fizesse ressurgir o questionamento se existe alguma chance da sede do BPFron, que está localizada em Marechal Cândido Rondon, mudar de cidade – já que a sede definitiva ainda não saiu do papel por aqui.
Para o secretário municipal de Mobilidade Urbana, coronel Welyngton Alves da Rosa, não há possibilidade dessa mudança ocorrer. “A sede do Batalhão de Fronteira está definida por lei que é em Marechal Rondon”, lembra.
A lei, inclusive, é de autoria do ex-deputado estadual Elio Rusch (DEM). “Isso está descartado. A área onde será construída a nova sede está adquirida e a verba destinada é para investimento em Marechal Rondon”, esclarece.
Conforme o coronel, a licitação já ocorreu e a empresa ganhadora tem um prazo para definir o projeto arquitetônico para início das obras. “É uma verba do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e específica para ser usada no BPFron, ou seja, não corre o risco de ser realocada para outro investimento. Além disso, a área já está comprada. Este projeto está adiantado”, reforça.
O Presente
Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp