Fale com a gente

Marechal Incógnita

Sede definitiva do BPFron segue sem perspectiva de construção

Publicado

em

Sede provisória do BPFron funciona no antigo Salão Borgmann (Foto: O Presente)

 

Apesar do Governo do Estado ter contingenciado R$ 2 milhões que deveriam ser destinados para a construção do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), o fato é que não existe, ao menos por enquanto, perspectiva da sede definitiva da corporação ser construída em Marechal Cândido Rondon.

Em 2014, o governo estadual chegou a realizar licitação para contratar uma empresa visando elaborar o projeto arquitetônico. No decorrer do tempo, porém, houve problemas neste projeto, foi preciso fazer alterações e, ao final, não houve aprovação em tempo hábil. Posteriormente, o contrato entre a empresa e a Paraná Edificações foi rompido.

Há quase um ano, todo processo voltou à estaca zero e será preciso elaborar uma nova licitação. Conforme o prefeito Marcio Rauber (DEM) declarou recentemente ao Jornal O Presente, ventilou-se a possibilidade do Estado fazer um Regime Diferenciado de Contratação (RDC). Trata-se de uma modalidade em que a mesma empresa que elabora o projeto já executa a obra. É um trâmite que demandaria menos tempo e burocracia. Infelizmente, por aspectos legais não houve avanços.

 

Prazo para a obra

A construção do BPFron foi uma das obras incluídas no financiamento que o Estado obteve junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) voltado à criação do programa Paraná Seguro. Por isso, existe preocupação porque há um prazo para a conclusão dos projetos. Todas as obras previstas com recursos do BID devem estar prontas até dezembro de 2021, senão o recurso não estará mais garantido para o objeto específico.

No total, a previsão é que a sede do BPFron deve custar algo em torno de US$ 6 milhões. Talvez neste momento, para a nova gestão no Governo do Estado, existem outras prioridades no setor de segurança pública e o Batalhão pode ficar em segundo plano. Como exemplo está a implantação da Cidade da Polícia, anunciada pelo governador Ratinho Junior (PSD) no período eleitoral.

 

O Presente 

Copyright © 2017 O Presente