Fale com a gente

Marechal Engajamento

Sede do Grupo Escoteiro 25 de Julho recebe reforma e ampliação

Publicado

em

Fotos: Divulgação

 

Quem passa em frente à sede do Grupo Escoteiro 25 de Julho, situada na Rua Marechal Deodoro, no centro de Marechal Cândido Rondon, percebe que a estrutura está ganhando novas formas e contornos.

A reforma do local teve início em dezembro de 2018 após o projeto, elaborado pelo arquiteto Arlen Güttges em conjunto com a diretoria do grupo, ser aprovado em assembleia. “Ao retornar e ver a sede praticamente no mesmo estado e um pouco pior do que na minha época não pensei duas vezes em fazer um novo projeto”, diz o arquiteto que por nove anos foi escoteiro e retornou ao grupo para acompanhar seu filho.

De acordo com Güttges, que também é vice-presidente do Grupo Escoteiro 25 de Julho, além de chefe e mestre do clã pioneiro, o projeto engloba quatro etapas, sendo a primeira composta pela torre de escalada, rapel e tirolesa, que foi doada por uma empresa, e está parcialmente concluída.

A reforma da sede principal também está em execução e deve ser finalizada até o dia 17 de fevereiro. Exclusivamente nesse local estão sendo trocados o piso, cobertura, forro, parte elétrica, pintura e vidros quebrados. A reforma do anexo tem previsão para iniciar na metade deste ano.

As melhorias também preveem ampliação da área coberta para realização de atividades, com entrega prevista para o final do ano e/ou início de 2020. “Também faremos a troca do mobiliário que conseguimos como doação do Sicredi”, cita o arquiteto.

Segundo ele, a ideia é proporcionar melhores condições não só para os integrantes do movimento, mas também para a diretoria e pais que se envolvem nas atividades. “A sala da alcateia (lobinhos que compreendem crianças entre sete e 11 anos) será totalmente reformada”, enaltece, acrescentando que o objetivo é que a reforma completa seja concluída até o final do próximo ano.

Atualmente, o Grupo Escoteiro 25 de Julho conta com aproximadamente 110 integrantes, incluindo diretoria, chefia e membros das seções. Ao longo de 40 anos, mais de quatro mil pessoas já passaram pelo movimento escoteiro.

 

COLABORAÇÃO

Güttges ressalta que três quartos dos recursos aplicados na reforma são oriundos de doações, sejam em dinheiro ou em material de construção e mão de obra. O projeto pode ser ainda mais engrandecido se mais pessoas colaborarem com as melhorias, como é o caso de ex-escoteiros e escotistas que passaram pelo grupo.

Pessoas ou empresas que tenham interesse em contribuir podem entrar em contato com Güttges, através do telefone (45) 98805-5212 ou realizar depósito na conta do Grupo Escoteiro 25 de Julho através da agência: 0715 e conta poupança: 56.796-5 (Sicredi). Dúvidas também podem ser sanadas por meio do e-mail: presidente@age25dejulho.com.br.

 

BENÉFICA AO DESENVOLVIMENTO

Escoteiros brincam, fazem amigos e aprendem conceitos importantes de respeito ao próximo e de trabalho em equipe. O escotismo existe em diversos países e foi criado na Inglaterra há mais de 100 anos. E, ao contrário do que muita gente pensa, os participantes desse movimento fazem muito mais do que acampar e vender biscoitos. “Fui escoteiro e o método aplicado de ‘aprender fazendo’ é fundamental para o desenvolvimento dos jovens. O movimento incentiva os seus integrantes a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes que certamente fazem a diferença”, afirma Güttges.

Entre acampamentos e outras aventuras ao ar livre, a criança aprende brincando. “Sem contar na formação do caráter, porque com o mundo extremamente digital em que vivemos o escotismo proporciona momentos que um celular, tablet ou computador jamais proporcionarão. Meu filho mais velho, João, é lobinho, enquanto o mais novo, Pedro, ainda não tem idade, mas já nos acompanha nas atividades”, compartilha.

 

O Presente

Copyright © 2017 O Presente