Fale com a gente

Marechal

Sede própria do BPFron: sai ou não sai do papel?

Publicado

em

Joni Lang/OP

Criado em julho de 2012 com o objetivo de desenvolver operações militares para combater os crimes fronteiriços, entre eles contrabando, descaminho e tráfico de armas e drogas, o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) está prestes a completar cinco anos de atividades prestadas em aproximadamente 140 municípios do Paraná, buscando oferecer mais segurança a toda a comunidade. O batalhão composto por centenas de policiais militares tem como sede o município de Marechal Cândido Rondon, sendo formado por três companhias, respectivamente Marechal Rondon e Guaíra na fronteira do Brasil com o Paraguai e Santo Antônio do Sudoeste na fronteira com a Argentina.

A 1ª Companhia, situada em Marechal Rondon e que abriga a sede do batalhão, está localizada em uma estrutura provisória na PR-467 em frente à Unidade Industrial de Aves da Copagril. A sede atual foi locada de forma emergencial, sendo que ao longo destes anos a unidade policial especializada no combate aos crimes de fronteira já deveria estar em um local mais adequado ou na sede definitiva.

A comunidade regional tem se questionado se afinal a sede própria será ou não construída. A área que abrigará a estrutura definitiva já foi adquirida pelo Estado e está situada nas proximidades da atual sede, também na PR-467, sentido Marechal Rondon a Porto Mendes. Todavia, o projeto de construção elaborado pela empresa ARCH 3 Arquitetura e Construção, da cidade de Cascavel -, ainda se encontra na fase de revisão. De maneira extraoficial, o Governo do Estado teria manifestado o desejo de iniciar a construção da sede própria do BPFron em Marechal Rondon ainda neste ano.

O local que abrigará a sede definitiva contempla área total de 24 mil metros quadrados, dos quais 6.521 metros serão de edificações. A estrutura moderna contemplará 13 blocos, com área administrativa da 1ª Cia, auditório, alojamentos, piscina coberta, estande de tiros, salas de reuniões, ambientes para capacitações, cursos e treinamentos, campo de futebol com área para lazer, canil e clínica veterinária, refeitório, amplo estacionamento para viaturas e local para abrigar embarcações, assim como heliponto e hangar.

 

Ajustes

O comandante do BPFron, tenente-coronel Cézar Leroy Cooper, revelou ontem (12) à reportagem de O Presente que o projeto arquitetônico já foi concluído e encaminhado à Paraná Edificações. Ocorreram alguns erros, então ele está retornando à empresa para que sejam efetuadas correções, como ajustes em alguns dados para encaminhar novamente à Paraná Edificações e receber o aval para seguir adiante, explica. O projeto arquitetônico teria sido finalizado em meados de novembro. A previsão é de que até o fim deste primeiro semestre tenhamos todos esses projetos concluídos para dar abertura à licitação e em seguida iniciar as obras, expõe Cooper.

O comandante salienta que o efetivo continua em uma dependência locada e provisória, sendo que os recursos disponíveis se tornam difíceis de serem manuseados em vista do espaço limitado. A partir desta nova obra, o BPFron será a estrutura mais bem colocada do Paraná e inclusive do Sul do Brasil. Terá espaço para heliponto, caso tenha aeronave, embarcação, salas de aula, estande de tiros, enfim, vai trazer grandes benefícios à Polícia Militar e à região como um todo, enfatiza.

Na última quarta-feira (11) houve a formatura de novos soldados militares e 48 deles passam a incrementar o contingente do BPFron, sendo alocados nas três companhias existentes. O governador (Beto Richa) anunciou a aquisição de novas viaturas e nós seremos contemplados com algumas. Também receberemos armamentos longos até o fim do primeiro semestre, ressalta.

Mudança

Uma mudança que passa a valer a partir de segunda-feira (16) é que o BPFron passa a ser subordinado ao 5º Comando Regional com sede em Cascavel, sendo que até então é ligado à Capital do Estado, Curitiba. Para descentralização e ação administrativa é melhor para o BPFron estar subordinado ao 5º Comando que está próximo, em Cascavel, do que na Capital. Curitiba se tornava muito burocrático e a demanda é muito grande para conseguir os meios e conversar, acertar documentação, entre outros detalhes. A questão de relacionamento fica favorecida ao ser subordinado a Cascavel, avalia Cooper.

Empenho

Autor do projeto de lei que deu origem ao BPFron, o deputado estadual Elio Rusch relembra que a área foi adquirida e desapropriada pelo Estado há pouco mais de um ano. O projeto foi elaborado e agora precisamos viabilizar os recursos para licitar e efetivar a construção. Este é o nosso passo daqui para frente, enaltece. Vou me empenhar ao máximo para conseguir os recursos para viabilizar a construção da sede própria, como sempre estive empenhado. O Batalhão de Fronteira trouxe inúmeros benefícios não só aos municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, mas em termos gerais. A finalidade de coibir a entrada de drogas e contrabando trouxe mais benefícios aos municípios da região e do Estado, pois os policiais estão à disposição e oferecem maior segurança à população, destaca, lembrando que o Paraná é o único Estado do Brasil que tem um batalhão de fronteira na PM.

 

Parceria

O secretário de Segurança e Trânsito de Marechal Rondon, tenente-coronel Welyngton Alves da Rosa, enaltece a parceria que a prefeitura tem com o Estado em relação à presença e à permanência do BPFron em Marechal Rondon e na região de fronteira. Somos parceiros do Estado, do BPFron e sabemos da importância dessa unidade militar na região Oeste e no Estado do Paraná. Dentro dessa expectativa, foi uma conquista trazer a sede do Batalhão a Marechal Rondon, e nós temos que manter isso, menciona. Através da Secretaria de Segurança e mediante a orientação do prefeito Marcio Rauber, a sociedade pode ter certeza de que vamos manter todos os contatos necessários junto aos deputados que dão sustentação política e junto às secretarias de Estado para que esta obra seja efetivada no ano de 2017. Sabemos da importância do Batalhão de Fronteira ter uma sede própria e em condições de fazer até mesmo a formação do policial militar iniciando na carreira, assim como sabemos do retorno que gera ao município. A prefeitura não medirá esforços para manter o BPFron em nossa região e também em ajudar na concretização do sonho da construção da sede própria, destaca.

Vamos procurar o deputado Elio Rusch, que tem trânsito muito bom no Governo do Estado, Paranacidade e o chefe da Casa Civil, por onde se articula a liberação de recursos, para que isso aconteça. Em contrapartida, podemos manter contatos com órgãos federais, caso do Enafron (Estratégia Nacional de Fronteira), que já beneficiou Marechal Rondon e o Oeste com câmeras de monitoramento junto ao BPFron, e buscar parcerias em órgãos federais para que esta obra seja concretizada, acrescenta.

 

Engajamento

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Rondon (Acimacar), Paulo Rodrigo Coppetti, salienta que os diretores da associação estarão reunidos com o prefeito e vice para formar uma grande mobilização com o objetivo de que a construção da sede própria do BPFron se torne realidade. Algumas tratativas neste sentido serão iniciadas em breve para que o projeto seja agilizado, enfatiza. Conversaremos com o deputado estadual Elio Rusch, que é aliado do governo, para que busque recursos para a viabilização da obra. Manteremos contato com deputados federais e outros órgãos para termos esta importante conquista. Também vamos nos reunir e estimular o engajamento da sociedade organizada, assim como de associações comerciais, lideranças políticas e entidades de outros municípios da região para que a sede própria do BPFron seja edificada e se torne realidade visto ao ótimo trabalho desenvolvido pelos militares, enfatiza.

Copyright © 2017 O Presente