Fale com a gente

Marechal Personalidade

Segundo presidente da Acimacar visita a entidade

Cândido Mariano Pesch presidiu entidade de 1972 a 1974, sendo um dos responsáveis por trazer um dos serviços mais importantes oferecidos até hoje, o SPC

Publicado

em

Cândido Mariano Pesch ladeado pela esposa Eunice Pesch e pelo o presidente da Acimacar, Gerson Jair Froehner (Foto: Divulgação)

Em passagem por Marechal Cândido Rondon, o segundo empresário a presidir a Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), Cândido Mariano Pesch, visitou o atual presidente, Gerson Jair Froehner.

Pesch presidiu a Acimacar durante os anos de 1972 a 1974 e foi um dos responsáveis por trazer um dos serviços mais importantes oferecidos até hoje, o Sistema de Proteção ao Crédito (SPC).

O ex-presidente reside em Curitiba há 24 anos e ainda não conhecia a nova sede. “Participei das comemorações do aniversário de 45 anos, mas quando aconteceu a inauguração da nova sede não pude vir. Fiquei impressionado com o espaço e também por ter sido muito bem recebido”, declara. “Nunca imaginamos que a Acimacar se tornaria do tamanho que é hoje, não apenas em estrutura, mas que ela funcionaria tão bem e fizesse a diferença em Marechal Rondon como faz. Acompanho sempre a atuação e percebo os resultados. A associação comercial é a peça mais importante para o desenvolvimento de uma cidade”, complementa.

Com 75 anos, Pesch, que já visitou muitas associações comerciais pelo Estado, diz que com certeza a Acimacar é uma das mais expressivas. “Aproveitei minha passagem para visitar dois amigos também sócios beneméritos e comentamos que ficamos felizes em ver como a entidade vai bem, sabendo que ajudamos nessa construção”, diz.
Em conversa com o atual presidente, ele relatou que a Acimacar não funcionou assim que fundada. Por um curto período ela ficou paralisada, até que o trabalho foi retomado.

Para Froehner, a conversa com o ex-presidente foi enriquecedora e de extrema importância. “Ele ficou muito admirado com o porte e a representatividade da Acimacar de hoje. Foi ótimo conversarmos para conhecer um pouco mais da história da fundação e das dificuldades do começo. Porém, também foi possível perceber como ela influenciou a época. É muito importante resgatar o passado”, afirma.

O presidente destaca que assim como o encontro com Pesch, outros sócios fundadores e ex-presidentes serão convidados para um bate-papo. “Aproveitaremos nossas mídias para divulgar esses encontros como um registro desse momento de resgate com quem fez parte dessa história para entender os desafios de cada período. Isso permite que a comunidade e nós mesmos possamos entender o movimento realizado até hoje e o que foi feito nesses 50 anos”, finaliza.

Erramos
A visita do ex-presidente da entidade mostra que Cândido Mariano Pesch está mais vivo do que nunca. Ao contrário do que o Jornal O Presente anunciou no especial “Tributo aos 50 anos da Acimacar: uma entidade referência em associativismo”, no qual, na Linha do Tempo apresentada nas primeiras páginas do jornal comemorativo, foi anunciado que Pesch já estaria falecido. Do Jornal O Presente, nossas sinceras desculpas.

Copyright © 2017 O Presente