O Presente
Marechal

Seis anos de dedicação ao Rotary Club Marechal: uma jornada de serviço e transformação

Fisioterapeuta, especialista em ortopedia e Gestor, brasileiro, atualmente residente na Flórida (EUA)


calendar_month 23 de maio de 2025
3 min de leitura

Iniciei minha jornada de dedicação e serviço ao próximo no Rotary Club de Marechal Cândido Rondon em maio de 2017, tive a honra de servir como secretário, presidente e chefe de intercâmbio. Cada uma dessas funções ampliou minha visão sobre o impacto do trabalho voluntário e solidificou minha convicção de que servir transforma vidas. Desde o início me envolvi nos projetos do clube ativamente. Participei de projetos emblemáticos como o Projeto Raio-X de 2020, onde o Rotary em parceria, doou o equipamento avaliado em US$ 80 mil para a UPA de Marechal. Dentre os muitos projetos dos quais participei, o projeto que se destacou de forma especial foi o “Mobilidade para Todos”.

Lançado em 2014 no Distrito 4630 do Rotary Internacional, o projeto “Mobilidade para Todos” nasceu em parceria com a Free Wheelchair Mission (FWM), uma organização internacional que doa cadeiras de rodas, e com a Associação Norte Paranaense de Reabilitação (ANPR), responsável por receber as doações. O projeto visa proporcionar acesso à mobilidade para pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida, oferecendo dignidade e autonomia a quem tanto precisa.

Com mais de 12 anos de experiência como fisioterapeuta e mais de 10 anos como gestor, sei que a mobilidade é muito mais que locomoção — é sinônimo de liberdade, inclusão e qualidade de vida. Por isso, projetos como este sempre me deixaram realizado em participar do Rotary Clube. E foi com esse espírito que nosso clube se engajou profundamente, seguindo todos os protocolos do programa: entrevistas e medições com os beneficiários, montagem personalizada das cadeiras e acompanhamento de auditorias e prestação de contas.

Integrando este projeto e observando a participação dos companheiros, não posso deixar de destacar dois companheiros; a companheira Leide Meinerz e o companheiro Dioni Luis Gentilini por seus empenhos, planejamento e dedicação. Dedicação esta, que tornou a Leide Coordenadora dos projeto Mobilidade para Todos e Mãos Solidárias.

Somente em nosso clube, conseguimos atender diretamente mais de 32 pessoas e instituições com a entrega gratuita de cadeiras de rodas. Entre os beneficiários estão pessoas como Neusa Inês Koerich, de 44 anos, com síndrome de Down, e o menino Arthur Dalposso de Araújo, nascido em 2013. Além de indivíduos, também beneficiamos instituições como o Fundo Municipal da Assistência Social, a Associação Hospital Bom Pastor de Nova Santa Rosa e o setor de saúde de nosso município.

Cada entrega é um momento marcante, com relatos emocionantes e a certeza de que estávamos mudando realidades. Ver a alegria no rosto dos beneficiários e seus familiares nos motivava a continuar, mesmo diante dos desafios logísticos e operacionais que um projeto desse porte exige.

Hoje, ao olhar para trás, tenho orgulho de dizer que o “Mobilidade para Todos” não foi apenas um projeto — foi um marco de humanidade e cuidado. Agradeço aos companheiros de Rotary, às instituições parceiras e à comunidade que sempre acreditou no trabalho do Rotarianos.

Por Victor Barbosa Santolin

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.