Fale com a gente

Marechal Espaço do leitor

Sementes lançadas – Colégio Estadual do Campo Margarida

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Nós, equipe do Colégio Estadual do Campo Margarida, estamos muito felizes com o resultado de nossos alunos e alunas em mais essa etapa considerada desafiadora. Há todo um contexto de medo e insegurança quando falamos em vestibular e Enem. Os educandos ficam apreensivos, esperando sempre esse dia chegar e nossa equipe tentando tranquilizá-los e prepará-los para esse dia, mas principalmente para a vida.

Desde 2015, temos colhido frutos desta frente de trabalho com excelentes resultados, apostando nos profissionais da educação e também valorizando o potencial dos nossos alunos, os quais, muitos destes, estão conosco desde o 6º ano do Ensino Fundamental.

Nossa proposta é trabalhar com afinco a leitura, inclusive com projeto semanal. Este Projeto de Leitura é realizado uma vez por semana, quando estudantes, professores, funcionários e equipe pedagógica se dedicam a uma hora de leitura. A leitura faz com que nossos alunos possam ler e interpretar o mundo a partir de diversas perspectivas, ampliando seus horizontes, tornando-os mais críticos e criativos. O aluno leitor amplia seu vocabulário e consequentemente melhora a escrita. Também há outro projeto de leitura específico na disciplina de Língua Portuguesa, intitulado Café Literário, o que torna os resultados ainda mais eficazes.

Ser seduzido pela leitura é fator primordial para que o processo educacional seja desenvolvido com qualidade e a escolha das obras literárias vem ao encontro dos anseios de cada estudante. O simples relatar ao professor ou a vontade de ler uma determinada obra reforçam o trabalho em buscar alternativas para que a mesma seja adquirida e inserida no acervo do colégio e assim estar ao alcance dos estudantes.

A preocupação com nossos estudantes gira em torno dos aspectos sociais e educacionais, tendo em vista o desenvolvimento e a aquisição da leitura e da escrita de forma crítica, competente e consciente. Assim, para garantir uma aprendizagem significativa, a exemplo da disciplina de Geografia, trabalha em conjunto com as demais desenvolvendo e incentivando a leitura no decorrer das aulas. Pois quando o trabalho é realizado em conjunto, criam-se novas possibilidades de aprendizagem.

O compromisso das famílias reforça ao que a escola se propõe, considerando que o elo existente entre pais, alunos e professores é primordial para o crescimento pessoal do intelecto dos alunos. Pois quando o filho leva para casa um livro esse não deve ficar somente na mochila e depois de alguns dias ser entregue na biblioteca. A leitura precisa estar presente também nos lares.

Precisamos também fortalecer algumas metodologias que vêm sendo aplicadas há alguns anos em nosso colégio para estimular e preparar o psíquico do nosso aluno para o dia das provas de Enem e dos vestibulares. Foi implementado, desde 2016, o simulado trimestral, no qual professores e equipe pedagógica preparam provas que envolvam todas as disciplinas, e uma específica para redação. O aluno realiza esse simulado com modelos parecidos das avaliações externas (vestibulares, Enem, Prova Paraná, Saeb) reforçando neste momento a preparação positiva para esses momentos da vida do aluno. Desde 2019 foi inserido em nosso colégio o simulado on-line e a redação escrita, reforçando mais uma vez a preparação do nosso aluno.

O trabalho da equipe pedagógica reforça o trabalho do professor em sala, a pedagoga leitora nata, juntamente com os professores de Língua Portuguesa e professoras da biblioteca escolhem e indicam obras para cada faixa etária desde os primeiros dias de aula. Quando o aluno do 6° ano ou mesmo os alunos novos chegam ao colégio já são “apresentados” à nossa bela biblioteca, que hoje conta com um acervo amplo e diversificado, ultrapassando três mil exemplares.

Enfim, essa força-tarefa envolvendo alunos e alunas, professoras e professores, equipe pedagógica, agentes educacionais e pais têm resultado neste maravilhoso trabalho que apresenta o Colégio Estadual do Campo Margarida como o 2° melhor colégio do Paraná entre as escolas públicas nos índices do Enem 2019. Parabéns a todos e todas.

 

Marechal Cândido Rondon, 29 de junho de 2020.

 

Por equipe do Colégio Estadual do Campo Margarida

 


Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente