Fale com a gente

Marechal Premiação

Seminário de Produtores de Leite Copagril homenageia destaques do setor; veja fotos

Publicado

em

Na ocasião, o diretor-presidente Ricardo Sílvio Chapla enfatizou a relevância da cadeia produtiva leiteira (Foto: Carina Ribeiro/Copagril)

A Cooperativa Agroindustrial Copagril promoveu, na tarde de quarta-feira (22), em Marechal Cândido Rondon, o Seminário Anual de Produtores de Leite, o qual reuniu público superior a 500 pessoas.

Na ocasião, o diretor-presidente Ricardo Sílvio Chapla enfatizou a relevância da cadeia produtiva leiteira. “O leite é o alimento mais importante para alimentação humana. Portanto, deve ser produzido com qualidade e é por isso que estamos aqui neste seminário: para obter informações que favoreçam termos cada vez mais qualidade e volume de produção”, salientou.

Em um segundo momento, a bióloga da Assessoria Técnica de Projetos da Copagril, Ana Paula Almeida Castaldelli Maciel, repassou ao público informações sobre uma Portaria emitida pelo IAP, tratando sobre o Licenciamento Ambiental na atividade Bovinocultura de Leite confinada e semiconfinada.

Logo após, o agente de Defesa Agropecuária da Adapar, Loreno Egídio Taffarel, responsável pelas Unidades de Saúde Animal de Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Mercedes e Entre Rios do Oeste, prestou orientações a respeito da necessidade e da obrigatoriedade de vacinar os animais com até 24 meses contra a febre aftosa.

 

Potencial

Na sequência foi a vez dos produtores assistirem à palestra “Perspectivas e desafios para transformar o leite em mais uma estrela do agronegócio brasileiro”, ministrada pelo Doutor em Economia dos Recursos Naturais e Mestre em Ciências Agrícolas, ex-secretário de Agricultura de Santa Catarina, o consultor Airton Spies.

Durante sua explanação, ele destacou que o país tem muito a avançar na bovinocultura leiteira, em razão da demanda mundial crescente e do grande potencial que o Brasil possui. “O Brasil tem uma vantagem comparativa em relação a outros países, especialmente da Europa, que é o fato de sermos o país da fotossíntese, portanto, temos grande potencial de produção de biomassa (alimentação animal)”, frisou. No entanto, ele ressaltou que o modelo de organização do sistema de produção brasileiro tem que melhorar para ter maior volume de leite. “Teremos que aumentar a escala de produção de leite para alcançarmos vantagem competitiva”, pontuou Spies.

Após a palestra, a diretoria executiva da Copagril realizou a entrega de premiação aos produtores que mais se destacaram nas categorias.

 

Produtores com maiores quantidades produzidas

  • 1° lugar: Douglas Alexandre Borchert 969.595 litros/ano
  • 2° lugar: Vilmar Fülber 745.480 litros/ano
  • 3° lugar: Bertoldo Bündchen 527.897 litros/ano

 

Produtores com melhor qualidade

  • Categoria até 300 litros/dia: Varlise Muller com 9,50 pontos
  • Categoria de 301 a 700 litros/dia: Silvio Wansowski: 9,00 pontos
  • Categoria acima de 701 litros/dia: Elio Lino Rusch: 7,07 pontos

 

Concurso de silagem

  • 1° lugar: Eldoir Júlio Mensch
  • 2° lugar: Romeu Schafer
  • 3° lugar: Rodolfo Carlos Wundrak

 

(Fotos: Carina Ribeiro/Copagril)

 

Com Copagril 

Copyright © 2017 O Presente