O Presente
Marechal

Sesc e entidades organizadas realizam mutirão de limpeza no Bosque dos Pioneiros e Arroio Borboleta

Ação resultou na intenção de protocolar solicitação junto à prefeitura para revitalização da área de lazer


calendar_month 19 de setembro de 2022
2 min de leitura

O Bosque dos Pioneiros e o Arroio Borboleta, em Marechal Cândido Rondon, receberam atenção especial no fim de semana. Representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc), Sindicomar representando a Fecomércio PR, Ademar Bayer conselheiro do Sesc Paraná e de entidades organizadas realizaram um verdadeiro mutirão nos dois espaços, no sábado (17), em uma ação que integra a Campanha de Limpeza de Rios e Mares promovida pelo Sesc Paraná.

“Rotary, Rotaract, Lions, Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), acadêmicos da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Escola Jean Piaget, Agrícola Horizonte e a sociedade civil de forma geral, em parceria com a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Marechal Rondon, foram mobilizados para uma limpeza no Arroio Borboleta e também no Bosque dos Pioneiros”, menciona o gerente-executivo do Sesc rondonense, Carlos Cremonini.

Ao O Presente, ele destaca que essas áreas foram escolhidas por serem a região onde o município rondonense “nasceu”. “Nada mais justo do que retomar essa história e mostrar para as pessoas que existe um bosque aqui, porque todo mundo que passa pela frente acha que é só uma data”, diz ele, em referência à placa instalada no local.

Na limpeza foram recolhidos lixo, garrafas, latas e até uma placa de carro. “É preciso resgatar a importância de cuidar do meio ambiente”, pontua o gerente-executivo do Sesc Marechal Rondon.

Veja fotos da mobilização de sábado (17):

Ação cresceu

A ação de limpeza começou no sábado e deve se tornar algo ainda maior, destaca Cremonini ao O Presente.

“Nesta semana protocolaremos junto às secretarias de Agricultura e Planejamento uma solicitação assinada pelas entidades parceiras pedindo para que criem um projeto e um orçamento do quanto custaria para estruturar o Bosque dos Pioneiros”, conta o gerente-executivo.

O objetivo é buscar recursos para possibilitar que tanto o Bosque dos Pioneiros quanto o Arroio Borboleta sejam reconhecidos como o ponto inicial do crescimento de Marechal Rondon, menciona o rondonense.

O Bosque dos Pioneiros é devidamente regulamentado e foi cedido à Associação dos Pioneiros de Marechal Rondon (Apidemar), ressalta Cremonini. “É mais do que somente uma área de lazer para Marechal Rondon, porque tem a carga histórica e seria interessante para as pessoas saberem onde surgiu o município. Era nessa região onde as três primeiras pessoas que fundaram essa cidade moravam e por aqui também que passavam e ousavam os tropeiros”, evidencia.

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.