Aconteceu no último sábado (16) uma ação de limpeza e conservação no Bosque dos Pioneiros. A ação fez alusão ao Dia Mundial de Limpeza de Rios e Mares, e ocorre todo ano no mês de setembro em 24 cidades paranaenses.
O evento está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). No Paraná, o Sesc é o responsável pela realização do evento e mobilizou as comunidades a participarem voluntariamente dos mutirões de limpeza, que também tiveram o intuito de realçar a importância de iniciativas individuais na conservação destes ambientes.
Em Marechal Cândido Rondon o local escolhido para a realização dessa ação foi o Bosque dos Pioneiros.
Em 2022 foi iniciado um trabalho de limpeza nesse mesmo local e este ano foi dada continuidade devido ao grande acúmulo de lixo e material de construção em geral que veio a se acumular no espaço no decorrer do tempo. Foram retiradas mais de quatro caçambas de lixo e entulhos depositados no terreno, somando um total de cerca de seis toneladas de lixo.
Diversos parceiros fizeram parte da ação do Sesc, sendo Unioeste (professores e acadêmicos do curso de Agronomia), Associação de Pioneiros e Desbravadores do Município (Apidemar), Agrícola Horizonte, Prefeitura de Marechal Rondon, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Escola Municipal Jean Piaget, Lions Clube Marechal Cândido Rondon e Rotarys.
Foi necessário o uso de maquinário pesado, como carregadeira e caminhão caçamba disponibilizados pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, bem como contratado para auxílio do serviço uma bobcat devido ao grande acúmulo de itens no terreno.
Durante os próximos dias a Secretaria de Meio Ambiente do município dará continuidade na recolha e irá fixar placas sinalizadoras orientando sobre a proibição de depósito de lixo nesse espaço.
“Ainda há muito a ser feito, mas o primeiro passo foi dado e foi muito produtivo. A ideia é deixar o bosque um ponto turístico de nossa cidade para que toda a população possa visitar esse espaço tão importante historicamente para Marechal Rondon”, destaca o gerente do Sesc Marechal, Fernando Ferreira.
O Bosque dos Pioneiros foi cedido pelo município para a Apidemar. O local é o marco inicial da colonização da cidade e se encontra sem atrativos para a população e sem o devido cuidado por parte da comunidade, por isso a necessidade de intervenções como a realizada no sábado.
A Apidemar é uma entidade que atua no município de forma a preservar os hábitos e costumes das primeiras famílias rondonenses. O bosque está localizado no ponto em que houve a derrubada do mato e construção dos primeiros ranchos em 1950. A senhora Ilga Schneider, que é membro da associação, destaca que, além de preservar a área com a limpeza do matagal e retirada do lixo, seria de extrema importância a construção de uma estrutura que permita aos rondonenses frequentar o bosque e conhecer o local em que se iniciou a cidade.

















Com assessoria