Fale com a gente

Marechal

Sesc promove semana dedicada à literatura

Publicado

em

Desde ontem (18) até sábado (23), o Sesc promove em todo o Paraná a 36ª edição da Semana Literária Sesc e Feira do Livro. O evento ocorre simultaneamente em Marechal Cândido Rondon e em outras 22 cidades paranaenses. Neste ano, a programação traz como tema central a “Literatura e(m) movimento: travessias do tempo e do espaço”.

“Durante seis dias, reuniremos mais de 425 atividades, entre mesas-redondas, oficinas, apresentações artísticas, exibição de filmes, entre outras; com a presença de mais de 160 convidados, além de livrarias e editoras universitárias presentes”, destaca a diretora de Educação, Cultura e Ação Social do Sesc, Maristela Massaro Carrara Bruneri.

A semana propõe uma reflexão sobre a literatura e o potencial que ela tem de trânsito. “A ideia de trânsito se desdobra em várias compreensões. Mobilidade pode se referir à literatura como sendo capaz de estabelecer interfaces com a música, a dança, a performance, as artes plásticas, a memória, contaminando-as com características através do tempo e do espaço”, destacam os curadores da Semana Literária.

Em todo o Estado editoras e livrarias estão comercializando livros com descontos sobre o valor de capa. A expectativa é que em todo o evento, nas 23 cidades, aproximadamente 40 mil livros sejam comercializados.

Segundo a técnica de atividades Laiara Weschenfelder  “ estimular a leitura e a literatura é nosso principal objetivo , fazer com que todos mantenham o contato com os livros e com a leitura. Com a tecnologia eles podem ler um livro pela internet,então queremos que eles tenham gosto nisso, e que tenham contato com diversos tipos de leitura, e que não fiquem só restrito as redes socais”.

PROGRAMAÇÃO DIURNA

Em Marechal Rondon, a programação será realizada nas dependências do Sesc, com entrada gratuita. De hoje (19) até sexta-feira (22), das 08 às 18 horas, haverá exposição de trabalhos organizados e produzidos pelo projeto Futuro Integral e Sala de Apoio. Nos mesmos dias e horários acontece uma Oficina de Produções Literárias e uma Mostra e Comercialização de Livros, um espaço de livre acesso para todo o público, que poderá adquirir livros, revistas, jornais e demais meios de leitura a preços acessíveis.

 

HOJE E AMANHÃ

Hoje e amanhã (20), às 08, às 10, às 14 e às 16 horas será realizado o espetáculo “Contos e desencantos, com os Amadores Cia de Teatro, de Toledo. Trata-se de uma peça teatral com uma mescla de personagens infantis (Chapeuzinho Vermelho, Lobo Mau, Cinderela, Bela Adormecida entre outros).

 

AMANHÃ

Para as 10 horas, 14 horas e 19h30 de amanhã está agendado um bate-papo com Gelson Bini, contador de histórias e mediador de debates literários. O bate-papo Guia de Leitura-Rock evidencia as convergências entre a literatura e a música. A atração é dirigida para maiores de 16 anos.

 

QUINTA-FEIRA

Na quinta-feira (21), às 10, às 14 e às 16 horas acontece o espetáculo Porongal, da Cia Contacausos, com duração de 45 minutos.

 

SEXTA-FEIRA

Já às 16 horas de sexta-feira será apresentado o espetáculo O menino do tambor, do projeto Volta ao mundo em 8 histórias, com a palhaça Fuinha (atriz Andreia Paris), destinado ao público de três a oito anos.

No mesmo dia, às 10 e às 14 horas, a Cia Girolê, de Curitiba, leva ao público (a partir dos seis anos) o espetáculo Girolescas narrativas, apresentando lendas, contos e fábulas brasileiras, mesclando com histórias pertencentes ao folclore universal.

 

PROGRAMAÇÃO NOTURNA

A programação noturna de hoje (19), às 19h30, no Tribunal do Júri da Unioeste, terá mesa-redonda sobre Literatura, Cidades e Comunidades com Sérgio Vaz e Marcelino Freire. A proposta do encontro é abordar alguns tipos de relações sociais do mundo contemporâneo marcadas por códigos muitas vezes confusos, que mudam com rapidez e imprevisibilidade. Como estas relações se processam nas cidades e no interior delas – nos grupos que se formam a partir de interesses comuns – e também como se apresenta a voz das comunidades neste processo de trânsito continuo.

Para sexta-feira, às 19h30, nas dependências do Sesc, está programada palestra sobre Formação de Leitores e multiletramento, com Gloria Kirinus, pós-doutora e autora de literatura infantojuvenil e de livros teóricos no Brasil e no exterior. A proposta é refletir sobre o incentivo à leitura e a formação de leitores, com o intuito de apontar algumas possibilidades que contribuam para o aumento qualitativo e quantitativo de leitores na comunidade, sobretudo no que concerne ao trabalho dos professores das escolas de educação básica.

Segundo a técnica de atividades Laiara Weschenfelder  “ estimular a leitura e a literatura é nosso principal objetivo , fazer com que todos mantenham o contato com os livros e com a leitura, com a tecnologia eles podem ler um livro pela internet,então queremos que eles tenham gosto pela leitura e que não fiquem só restrito as redes socais e que tenham contato com diversas formas de leitura”

AGENDAMENTO

A maioria das atividades da 36ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro necessita de agendamento, o qual pode ser feito pelo telefone (45) 3284-4350.

Mais detalhes da programação estão disponíveis no site www.sescpr.com.br/semanaliteraria.

Copyright © 2017 O Presente