O Sesc de Marechal Cândido Rondon em breve estará de cara nova. Ainda no primeiro quadrimestre de 2022, a unidade teve a liberação de R$ 4,711 milhões destinados à reforma geral da sede, sendo que o recurso já está na conta e os trâmites estão em curso.
De acordo com o gerente-executivo do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Marechal Rondon, Carlos Cremonini, os usuários podem esperar uma unidade completamente renovada. “Vai ser quase um retrofit. Ou seja, a estrutura fica da forma que é, mas recebe readequações e modernizações. A pessoa que entrar lá vai ter a impressão de que é um prédio novo, porque todo o acabamento vai ser refeito”, declarou ao O Presente.
Prédio tem 30 anos
Prestes a completar 30 anos, no ano que vem, a reforma da unidade é uma demanda antiga da sociedade rondonense. “O prédio fez 29 anos em abril. Nesses anos tivemos algumas expansões, melhorias pontuais e manutenções necessárias, mas nada que abrangesse toda a estrutura. A unidade é antiga, então tudo vai ser recolocado”, enaltece.
Conforme o presidente do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Marechal Rondon (Sindicomar), Ademar Bayer, o recurso é uma vitória para Marechal Rondon. “Batalhamos e marcamos presença em 100% das reuniões em Curitiba. Finalmente, a verba foi aprovada e já está depositada. As coisas estão avançando e estamos no processo licitatório dos projetos”, menciona ele, que também é presidente da comissão que acompanha a reforma.

Reforma geral
Cremonini destaca que o projeto arquitetônico foi previamente aprovado, faltando os projetos complementares. “O restaurante vai ser todo modernizado e, somando no quesito alimentação, vamos colocar uma lanchonete dentro do Sesc, que vai funcionar o tempo todo. A clínica odontológica será reformada para atender às normas da Vigilância Sanitária e do CRO (Conselho Regional de Odontologia). Além disso, toda a parte elétrica e hidráulica será readequada”, expõe, emendando que, depois das melhorias, a unidade contará com um elevador de acessibilidade: “O nosso público de terceira idade é muito grande e com o elevador vai poder usufruir de todos os nossos espaços”.
Bayer diz que o terceiro andar da unidade, que atualmente é de madeira e não está sendo utilizado por problemas estruturais, será reformado e abrigará mais salas. “As melhorias vão dar um up legal na unidade. Afinal, serão quase R$ 5 milhões investidos ali”, frisa.
Licitação de projetos complementares
O presidente do Sindicomar menciona que três propostas de projetos complementares foram abertas e recusadas. “Na próxima semana vamos a Curitiba para abrir a quarta proposta dos projetos complementares, que vão contemplar todos os layouts da reforma”, comenta.
Somente depois de concluída a licitação para os projetos complementares parte-se em busca da licitação de construtoras. “Fica o convite para as construtoras da cidade participarem, porque seria muito interessante. Para a gente seria até melhor que alguém de Marechal Rondon atendesse do que uma empresa de fora, porque o contato e o trato ficariam mais fáceis”, considera Cremonini.

Início em 2023
Ao O Presente, o gerente-executivo do Sesc ressalta que a previsão é de que as obras iniciem em 2023. “Cada etapa do processo requer tempo. É burocrático, mas não tem como fugir disso. Acontece conforme está na legislação”, complementa Bayer.
O presidente da comissão que acompanha a reforma do Sesc rondonense afirma que o andamento da obra é garantido. “O dinheiro já está dentro do orçamento. Então, o pagamento à empresa é feito conforme o avanço da obra. A cada etapa da obra concluída é feita parte do pagamento. Quando termina a obra, finda o pagamento e não fica nada para trás”, assegura.
O Presente