Por ser um ano atípico em todos os sentidos, 2020 despertou nas pessoas o que há de melhor: a solidariedade. De todos os lados, as pessoas empreitavam ações que pudessem ajudar a quem precisasse durante esses momentos de dificuldades. Neste sentido, o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) realiza todo ano ações sociais e, em 2020, decidiu inovar com a Campanha Sicoob Solidário.
“Movidos pelos acontecimentos desta pandemia vivenciada por todos, o Sicoob Marechal criou uma campanha de arrecadação de alimentos. O grande diferencial é que a cada quilo arrecadado a cooperativa doou mais um quilo”, frisa o presidente do Conselho de Administração da cooperativa rondonense, Gainor Sabka.
De acordo com ele, o Sicoob Solidário é pautado no sétimo princípio do cooperativismo, que é o interesse pela comunidade. “O objetivo desta iniciativa é auxiliar as instituições de ajuda humanitária nas cidades onde a cooperativa está presente”, enfatiza, acrescentando que essas entidades recebem os alimentos e, posteriormente, fazem a entrega às pessoas e aos locais com necessidade.
A ação solidária aconteceu em todos os municípios da área de atendimento do Sicoob, ou seja, Marechal Cândido Rondon, Nova Santa Rosa, Quatro Pontes, Pato Bragado e São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.
RECOLHA
A campanha aconteceu durante todo o mês de agosto. “Arrecadamos alimentos nas agências e supermercados. O trabalho foi desenvolvido entre a cooperativa por completo com autorização dos supermercados, nossos parceiros que permitiram a presença dos colaboradores para arrecadação”, menciona Sabka.
Os colaboradores ficavam em frente aos supermercados, entregavam folders às pessoas e as convidavam a colaborar. “Não importa a quantidade que cada um doou. As pessoas nos ajudaram bastante”, expõe.
Foram arrecadados 1.657 quilos de alimentos nos supermercados e o Sicoob deu a contrapartida de outros 1.657, totalizando 3.314 quilos de alimentos distribuídos às entidades beneficiadas.
PÚBLICO BENEFICIADO
Em Marechal Cândido Rondon, os alimentos foram doados à Associação Beneficente Cristo (Abec) e à Associação Auxílio Fraterno, da Igreja Católica. Em Nova Santa Rosa, o Asilo Lar Belém e a Secretaria de Assistência Social receberam os donativos. Em Quatro Pontes e em Pato Bragado, por sua vez, as doações foram direcionadas ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Por fim, em São Leopoldo (RS), a opção de repasse foi o Lar São Francisco. “Agradecemos aos cooperados e não cooperados que fizeram as doações; aos supermercados que apoiaram a causa e liberaram espaço para a divulgação; aos colaboradores de todas as agências que fizeram a frente e estavam até mesmo fora do horário de expediente trabalhando em prol desta ação”, salienta Sabka.
O Presente