Fale com a gente

Marechal Otimização

Simplifica Marechal é lançado pela administração municipal

Publicado

em

(Foto: Divulgação)

Na noite de quinta-feira (12), em solenidade realizada no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), aconteceu o lançamento do projeto Simplifica Marechal, que objetiva otimizar procedimentos para liberação de licenças imediatas de funcionamento para empresas que não contém risco alto.

O evento contou com a presença do prefeito Marcio Rauber, do secretário de Fazenda, Carmelo Daronch, dos presidentes da Câmara de Vereadores, Cláudio Köhler (Claudinho), e da Acimacar, Ricardo Leites, do gerente regional do Sebrae, Augusto Stein, do comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, capitão Thiago Zajak, e demais autoridades.

O Simplifica Marechal é desenvolvido pela Secretaria de Fazenda, em parceria com as Secretarias de Saúde e de Agricultura e Política Ambiental e Sebrae.

No evento aconteceu também a assinatura dos decretos que regulamentam as normas de Posturas e Vigilância Sanitária, as tabelas Graus de Riscos, o processo de anuência prévia, início de atividade, alterações e de baixas por meio do acesso ao site Empresa Fácil, integrado ao RedeSIm, por meio da Vox Tecnologia integrado ao Sistema IPM Gestão Pública. Trata-se de integração inédita e poderá servir como exemplo a outros municípios, com ganhos para todos os envolvidos.

O secretário de Fazenda, Carmelo Daronch, destacou que esta foi uma ação solicitada pelo prefeito Marcio Rauber, a fim de beneficiar os munícipes que desejam abrir uma empresa, com um trabalho mais ágil e eficiente. “As equipes da prefeitura foram preparadas. Temos o importante apoio do Sebrae. O Projeto Simplifica Marechal trará muitos benefícios”, ressaltou.

O prefeito Marcio parabenizou a equipe da Secretaria de Fazenda pelo trabalho desenvolvido, e evidenciou a importância deste programa. “Sabíamos desta demanda e por isso instigamos a Secretaria de Fazenda e outros departamentos da prefeitura para que colocassem em prática. Hoje ele se torna realidade e trará muitos benefícios os empresários que estão iniciando suas atividades. Vamos desburocratizar o processo”, apontou.

O Simplifica Marechal já está em andamento neste ano, em relação ao novo fluxo interno de trabalho, que já possibilitou grande avanço na agilidade das liberações. Porém, as maiores mudanças acontecerão no início de 2020, visto que os decretos entram em vigor a partir de 1º de janeiro.

“Os sistemas também estão em fase de integração, o que fará com que as liberações sejam ainda mais rápidas e simplificadas. O objetivo do projeto é liberar a Dispensa de licença e o Alvará Provisório em um dia, quando entregue o licenciamento do Corpo de Bombeiros, com o proveito dos documentos serem disponibilizados de forma totalmente online, resultado de não haver tramitação física de processo, que será analisado de forma integralmente online também”, salientou Camila Hubner Chaves Pfeifer, coordenadora do projeto, da Secretaria de Fazenda. Ela também ressaltou que para se atingir os objetivos, algumas etapas devem ser concluídas e será necessário o comprometimento de todos os profissionais envolvidos no processo, de servidores à empresários.

Após o lançamento, teve a presença de um jovem empreendedor do Rio de Janeiro, Luiz Quinderé, o “Luiz do Brownie” como palestrante, mostrando as principais dificuldades para empreender no Brasil e sua história de sucesso.

 

Com assessoria

Copyright © 2017 O Presente