Fale com a gente

Marechal

Solenidade marca entrega do relatório final do Fórum de Desenvolvimento Marechal Rondon 2035

Publicado

em

 

O Presente

Durante a solenidade foi entregue o relatório final e a revista que sintetiza todos os trabalhos realizados pela sociedade rondonense

 

A administração municipal realizou hoje (22) a solenidade de entrega do relatório final do Fórum de Desenvolvimento Marechal Cândido Rondon 2035 e da revista Construção do Futuro, elaborada com a síntese de todo trabalho realizado. Estiveram presentes no ato as principais entidades representativas da sociedade civil envolvidas no projeto.

Concomitantemente a isso, o prefeito Moacir Froehlich assinou o decreto que institui o regimento interno do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Marechal Cândido Rondon (Codemar) e estabelece quais entidades comporão o plenário deste órgão.

 

Projeto de desenvolvimento

Teve início no mês de setembro do ano passado o Fórum de Desenvolvimento Marechal Cândido Rondon 2035 foi iniciado em no mês de setembro do ano passado e teve como objetivo pensar em um projeto de desenvolvimento para o município e como resultante do trabalho a produção de um documento para fins de publicação e destinação para os setores estratégicos do município, que servirá como bússola orientadora para o desenvolvimento de Marechal Cândido Rondon nos próximos 20 anos. O Fórum está constituído de quatro eixos temáticos: o eixo da inovação e gestão pública; o eixo social e capital humano; o eixo economia e fomento à produção; e o eixo da urbanização, infraestrutura e meio ambiente.

Para dar subsídios à discussão e sistematização das propostas dos eixos temáticos, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), representada pelos professores Jandir Ferrera de Lima e Camilo Freddy Morejon, contribuiu com o planejamento estratégico do município junto aos coordenadores do Fórum MCR 2035. Além deles, docentes da Unioeste-Campus de Marechal Candido Rondon também participaram das reuniões para dar aporte às discussões.

A coordenação estabeleceu como meta Pensar e analisar as possibilidades com responsabilidade, através do debate coletivo, criando e construindo um projeto de desenvolvimento comprometido com futuro para Marechal Cândido Rondon até 2035.

 

Trabalho visando o futuro

O secretário municipal de Gabinete e coordenador do Fórum, Lair Bersch ressalta que foi um trabalho feito a várias mãos, com a colaboração de várias pessoas, e essa revista é fruto deste trabalho coletivo que aconteceu durante o Fórum e, depois, durante a própria elaboração da revista, quando foi procurado sintetizar o resultado. Temos a certeza de que estamos deixando um fruto que vai dar muitos resultados, principalmente com a criação do Codemar, que vai ser o propulsor de todos os projetos, ideias e ações que advirão do trabalho de pesquisa realizada, destaca.

Segundo Lair, a partir das pesquisas desenvolvidas ao longo dos 14 meses, principalmente nas áreas da saúde, educação e assistência social, alguns indicativos deixaram claro o potencial de Marechal Rondon. Além de mostrarem o atual potencial do município, esses indicativos mostram as tendências futuras, ou seja, quais as ações que precisarão ser tomadas para manter e dar continuidade a esse desenvolvimento. A área econômica, por exemplo, mostrou vários sinais de inovações que podem vir a acontecer, assim como o potencial das nossas indústrias, evidenciado com os investimentos nos próximos cinco anos, declara.

Na opinião do coordenador, o material ficou excelente e ficará disponível pelos próximos 20 anos para a população, setores organizados e para o próprio setor público consultar. Foi entregue o relatório definitivo com anuário estatístico em CD-ROM, que ficará disponível para consulta no link da prefeitura, da Acimacar e da Unioeste. Esse material juntamente com a revista, que está sendo distribuída às principais entidades do município, tem por objetivo o registro desse trabalho, de forma que possa ser feito a cada período uma reciclagem ou uma atualização a respeito daquilo que foi pesquisado e observado para o futuro de Marechal Rondon, explica.

Por sua vez, o prefeito Moacir destacou a importância do material e disse que o trabalho é complementar ao livro de Memórias e Vozes que Contam a História dos Distritos de Marechal Cândido Rondon. Disse também que fica feliz em poder encerrar a gestão com registros do passado, presente e projeções para as próximas duas décadas. Esperamos que o livro Marechal Rondon 2035 se transforme em realidade, tornando a nossa cidade um lugar cada vez melhor para se viver, concluiu o prefeito.

O Presente

Estiveram presentes no ato as principais entidades representativas da sociedade civil envolvidas no projeto

Copyright © 2017 O Presente