Fale com a gente

Marechal Voo para o futuro

Sonhos que movem vidas; aprendizados que transformam gerações

Conheça a história de uma rondonense que começou a realizar seus sonhos a partir da oportunidade que teve no Jovem Aprendiz, programa do Senac que intermedia a inserção de jovens e adolescentes no mercado de trabalho

Publicado

em

Isadora de Oliveira: “A oportunidade que tive a partir do Senac me impulsionou para o futuro. Pretendo conhecer outros países, penso até em um intercâmbio, mochilão ou quem sabe um Au Pair” (Foto: Ana Paula Wilmsen/O Presente)
Sonhos que movem vidas: aprendizados, transformações e um salto para o futuro (Foto: Ana Paula Wilmsen/O Presente)

Isadora de Oliveira sempre teve um sonho: viajar pelo mundo. Desde muito nova, ela sabia que além de sonhar, era preciso acreditar e realizar. “Meu sonho sempre foi conhecer novas culturas, povos e tradições”, resume a jovem moradora de Marechal Cândido Rondon.

E esse sonho não é apenas um desejo. É também uma forma de superação: aos sete anos, ela enfrentou uma situação envolvendo a sua saúde, o que a conectou de uma forma muito intensa com a fé.

Perseverante e determinada, revestiu-se de coragem para enfrentar os desafios da vida. Mas, para tornar seu sonho realidade, era necessário dar o primeiro passo. Para começar a voar alto, precisava de uma oportunidade.

Essa oportunidade veio com o Jovem Aprendiz, um programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) que intermedia a inserção de jovens e adolescentes no mundo do trabalho.

“Meu propósito era iniciar no mercado de trabalho fazendo o que eu gostava e, assim, realizar meus sonhos. O Jovem Aprendiz é uma oportunidade enriquecedora para jovens que estão iniciando sua jornada profissional. O programa oferece a chance de adquirir experiência prática, desenvolver habilidades profissionais e receber formação teórica”, destaca a rondonense.

TRANFORMANDO VIDAS, TRANSFORMANDO GERAÇÕES

O Jovem Aprendiz é reconhecido em todo o Brasil por aliar vaga de trabalho com ensino profissionalizante. O Senac, em suas unidades país afora, capacita jovens e adolescentes nesse sentido, possibilitando que articulem conhecimentos relacionados ao primeiro emprego e ao universo laboral. Mais do que isso, há décadas, transforma vidas, transforma gerações.

“É uma experiência prática que ajuda a desenvolver, além de aptidões profissionais, habilidades essenciais, como trabalho em equipe, comunicação, responsabilidade, resolução de problemas, o valor do primeiro salário e do primeiro emprego. E é por isso que transforma vidas, gerações”, evidencia Isadora.

Os jovens selecionados pelo programa, além de ganharem um emprego, participam de capacitação profissionalizante. “A ideia é que juntamente com o trabalho haja uma formação profissional que sirva de suporte”, menciona o gerente do Senac em Marechal Cândido Rondon, Osnei Francisco Alves.

Atualmente, segundo ele, está em andamento uma turma de 32 jovens aprendizes. Mas, desde a existência da unidade, há nove anos, foram centenas de alunos atendidos.

Para se candidatar, é preciso ter de 14 a 24 anos incompletos e estar cursando o ensino fundamental ou o ensino médio ou ter concluído.

Conforme Alves, a inserção dos jovens no mercado de trabalho é um dos grandes desafios da política de emprego nos dias atuais e o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, a partir de seus programas, ações e iniciativas, abre caminhos para que essa complexidade resulte em oportunidades. “O programa Jovem Aprendiz é uma oportunidade que o jovem tem de fazer um primeiro contato com uma empresa. Depois de contratado, ele é inserido ao Senac. Nós orientamos esse jovem a conciliar as dimensões pessoal, profissional e social nas suas atividades, possibilitando que atue de forma autônoma e crítica”, pontua.

Gerente do Senac Marechal, Osnei Alves: “A inserção dos jovens no mercado de trabalho é um dos grandes desafios da política de emprego nos dias atuais e o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, a partir de seus programas, ações e iniciativas, abre caminhos para que essa complexidade resulte em oportunidades” (Foto: Ana Paula Wilmsen/O Presente)

CIDADÃOS COMPROMETIDOS

Fátima Lauer, gerente do Senac à época em que Isadora integrava o Jovem Aprendiz, afirma que o programa de aprendizagem ofertado pelo Senac tem o objetivo não somente de formar profissionais dotados de competências, mas, também, cidadãos comprometidos e dedicados a melhorar a sociedade. “Que os adolescentes sigam buscando um futuro melhor, que nunca deixem de estudar, de buscar apoio em pessoas e instituições que cumprem com sua proposta, sua missão, como é o caso do Senac, e que a gente consiga vivenciar muitas histórias inspiradoras”, ressalta.

Fátima Lauer, gerente do Senac Marechal à época em que Isadora de Oliveira integrava o Jovem Aprendiz: “O programa de aprendizagem ofertado pelo Senac tem o objetivo não somente de formar profissionais dotados de competências, mas, também, cidadãos comprometidos e dedicados a melhorar a sociedade” (Foto: Ana Paula Wilmsen/O Presente)

EXPERIÊNCIA APROVADA

Isadora ingressou no Senac de Marechal Rondon como jovem aprendiz no dia 18 de outubro de 2021, aos 15 anos, e recomenda a experiência.

“Trabalhei na Casa de Maria, um local de assistência a crianças e adolescentes do nosso município, e meu primeiro emprego não poderia ser em ambiente melhor: muitas crianças, amor, leveza e simplicidade”, ressalta ela, que se desligou do programa no dia 7 de julho de 2023. “Foi um período de muitos conhecimentos e aprendizados”, resume.

Para a jovem, ter feito parte de programas do Senac foi uma oportunidade única e enriquecedora. “Muitas pessoas adentram no mercado de trabalho sem uma base de conceitos que lá na frente farão falta. O Senac possui ótimos instrutores e creio que este seja um ponto crucial para o desenvolvimento dos jovens. A instrução faz a diferença para um futuro brilhante”, salienta.

Monotonia? Nem pensar! “Muitos imaginam que participar de programas de aprendizagem é algo insignificante e sem graça, e não tem nada disso. Aprendíamos e compartilhávamos nossas dificuldades e isso fazia toda a diferença na nossa caminhada. Um aprendia com o erro e a dificuldade do outro e evoluíamos juntos. Perdi as contas de quantas vezes me emocionei com as atividades em sala. Foi lindo ver o meu desempenho e o dos meus colegas”, compartilha a rondonense, enfatizando a experiência positiva vivida no Senac.

“O Senac me oportunizou correr atrás dos meus sonhos, me oportunizou voar para o futuro”

APRENDIZADO PARA TODA A VIDA

Voltando ao sonho de Isadora. Além de ação, para torná-lo realidade, foi necessária organização administrava e financeira, conceitos que o Jovem Aprendiz ensinou-a com maestria.

Muito mais do que aprender sobre o mercado do trabalho, com o primeiro emprego a rondonense conseguiu economizar parte do seu salário e planejar a sua primeira viagem.

O destino? Não poderia ser outro: Roma, o berço da religiosidade e, para muitos, a capital da fé. Sim, a fé que move Isadora desde os sete anos, o combustível que ela utiliza todos os dias como fonte de inspiração e motivação.

“Logo depois de finalizar minha participação no programa Jovem Aprendiz (julho último), eu, minha mãe e minha prima viajamos para a Itália, um país que me encanta com sua história fascinante de milênios, culinária exuberante e paisagens deslumbrantes. Foi muito especial estar lá e ter a oportunidade de conhecer mais a fundo a história da fé pela qual professo. Foi uma experiência linda e emocionante”, descreve.

Muito mais do que aprender sobre o mercado do trabalho, com o primeiro emprego a rondonense conseguiu economizar parte do seu salário e planejar a sua primeira viagem. O destino? Roma, o berço da religiosidade e, para muitos, a capital da fé. Sim, a fé que move Isadora desde os sete anos: fonte de inspiração e motivação. Em frente ao Vaticano e sorrisão de sonho realizado (Foto: Arquivo pessoal)

INDEPENDÊNCIA E RESPONSABILIDADES

Depois de um ano e nove meses, Isadora concluiu o Jovem Aprendiz, mas garante que o programa fará parte da sua caminhada profissional para o resto da vida.

“Tudo o que absorvi no período de curso foi fundamental para o início da minha trajetória profissional. Destaco como pontos principais o aprendizado de como administrar nosso dinheiro, organizar nossas despesas e o valor que o primeiro salário tem em nossa vida. Juntei o útil ao agradável e comecei a construir este meu sonho, sempre alicerçada de muita fé. Agora sigo em novas oportunidades levando comigo tudo o que aprendi”, enaltece.

De acordo com a rondonense, o Senac, ao dar suporte ao primeiro emprego, permite que jovens adquiram independência financeira e assumam responsabilidades pessoais, podendo correr atrás dos seus sonhos. “O Senac me oportunizou correr atrás dos meus sonhos, me oportunizou voar para o futuro”, frisa. “O Sistema Sesc Senac Paraná há décadas transforma gerações a partir das oportunidades que cria aos paranaenses. Isso é maravilhoso”, amplia.

“A oportunidade que tive a partir do Senac me impulsionou para o futuro. Pretendo conhecer outros países, penso até em um intercâmbio, mochilão ou quem sabe um Au Pair”, destaca Isadora (Foto: Ana Paula Wilmsen/OP)

VOO PARA O FUTURO

Quando Isadora fala em voo para o futuro, não está para brincadeira. Atualmente, trabalha em uma escola de idiomas, seu segundo emprego, e planeja novos horizontes: prestar vestibular este ano, de olho no Ensino Superior e em novas oportunidades.

“Pretendo conhecer outros países, penso até em um intercâmbio, mochilão ou quem sabe um Au Pair”, revelou ao O Presente.

Assim como milhares de pessoas dos mais diferentes municípios do Paraná que participaram ou participam de programas via Senac, a jovem aprendiz de Marechal Rondon agarrou a oportunidade que teve e decolou, de braços abertos para o futuro.

Um sorriso com destino certo: ganhar o mundo (Foto: Ana Paula Wilmsen/OP)

Ana Paula Wilmsen/O Presente

Copyright © 2017 O Presente