Fale com a gente

Marechal

Superando a média, Marechal Rondon registra 3ª maior temperatura em 11 anos

Publicado

em

Divulgação
Inmet registrou 37,3ºC na segunda-feira (20). Esta é a terceira maior temperatura registrada desde 2006 no município

É difícil a pessoa que não goste, ao menos de vez em quando, de desfrutar do clima quente do verão, porém, quando ele fica intenso começam a surgir reclamações. Em Marechal Cândido Rondon isso não é diferente, visto que os rondonenses estão vivendo uma das semanas mais quentes já registradas no município nesta estação. Somente na última segunda-feira (20) os termômetros marcaram 37,3ºC. E tem mais, se conviver com o intenso calor registrado neste mês não está sendo fácil, a população deve se preparar: nos próximos dias o desconforto diante das altas temperaturas pode piorar.

Desde 15 de fevereiro estão sendo registradas temperaturas acima dos 34ºC no município, fazendo dos últimos dias os mais quentes deste ano. A semana, mesmo começando com um clima mais ameno – 28ºC no dia 13 e 25ºC no dia 14 -, atingiu temperaturas máximas extremamente elevadas. No último dia 16, os termômetros chegaram aos 35,6ºC. Sem dar trégua, o calor aumentou no dia 17: 35,8º. No dia 18 (sábado) o registro foi de 35,1ºC, enquanto que no dia 19 (domingo) a temperatura subiu para 36,6ºC.

No início desta semana, todavia, Marechal Cândido Rondon registrou a terceira maior temperatura desde 2006, conforme informou a chefe da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), meteorologista Morgana Almeida. Segundo ela, a Estação Meteorológica do Inmet foi instalada no município no ano de 2006, por isso os dados obtidos constam a partir deste período.

Na última segunda-feira os termômetros chegaram aos 37,3ºC. A segunda maior temperatura, conforme dados do Inmet, foi registrada no dia 08 de fevereiro de 2012: 39,2ºC. Já o dia mais quente destes últimos 11 anos foi em 17 de outubro de 2014, quando a temperatura chegou aos 40,1ºC.

Calor intenso

Segundo Ana Beatriz Porto, meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a partir de hoje (24) haverá uma diminuição no calor expressivo, podendo ocorrer pancadas de chuvas isoladas no município, visto que uma frente fria se desloca sobre o oceano e afeta o Estado, trazendo nebulosidade, chuvas e possibilidade de temporais. Alguns núcleos de chuva já vieram se formando desde quarta-feira (22), mas é a partir de hoje que as chuvas devem ser mais volumosas e abrangentes, informa.

Para a região Oeste não está descartada a ocorrência de chuvas fortes, principalmente no fim de semana. As chuvas seguem o padrão do verão, ou seja, pancadas rápidas e isoladas, expõe Ana Beatriz.

Segundo ela, todo o Oeste está registrando altas temperaturas nas últimas semanas, configurando como a região mais quente do Paraná nos últimos dias. Não devemos ter mudanças significativas nas temperaturas até o fim do mês. Este fevereiro deve superar a média histórica, prevê.

 

Pode chover? Pode!

Após dias de recorde de calor, a temperatura deve cair um pouco neste fim de semana, de acordo com a previsão do Simepar. A máxima prevista para amanhã (25) é de 29ºC, podendo ocorrer pancadas de chuvas isoladas no período da tarde. Já no domingo (26) a temperatura máxima ficará na casa dos 30°C, também com previsão de chuva.

A segunda-feira (27) que antecede o feriado de Carnaval deve começar com tudo. Mesmo com possibilidade de pancadas de chuva, a temperatura máxima será de 35ºC.

 

Feriado de Carnaval

Faz calor durante todo o Carnaval na região Sul do País. No Paraná, o Carnaval 2017 será com sol, calor e pancadas de chuva com raios, em geral à tarde e à noite. Santa Catarina tem pancadas de chuva e sol no fim de semana, mas partir de segunda-feira, a chance de chuva também é baixa. Já Rio Grande do Sul passa quase todo o Carnaval 2017 com muito sol. A chance de chover é baixa entre domingo e terça-feira.

Tanto no Paraná como em Santa Catarina pode chover com moderada a forte intensidade.

Copyright © 2017 O Presente