Em solenidade realizada no Sesc de Marechal Cândido Rondon, na última terça-feira (22), foi feita a entrega de troféu ao estudante rondonense que teve trabalho selecionado no concurso “Entre Caminhos do Sesc Paraná”. Trata-se de Bernardo Lorenzo Grisa Boreli, estudante da rede pública de ensino, que emplacou seu desenho entre os 15 melhores do Estado, na categoria estudante.
Também compareceu ao evento Ariane Costa Hollmann, que teve seu desenho classificado entre os cinco melhores na categoria público em geral.
A cerimônia contou com a presença do gerente executivo do Sesc Marechal, Carlos Cremonini; do secretário municipal de Educação, Fernando Volpato, estudantes, pais do aluno premiado, servidores do Sesc, entre outros convidados.
O desenho na vida dos premiados
Na presença dos colegas e dos pais, Bernardo comentou o quanto foi importante para ele a experiência de participar do concurso.
“Foi o primeiro troféu da minha vida. Não imaginei que ia ganhar. Precisou de muito esforço, mas foi muito bom”, definiu.
Já Ariani mencionou sobre o quanto desenhar é importante para sua vida e como foi a sensação de ter sido premiada.
“Eu nunca fiz curso. O desenho, para mim, sempre foi um hobby, uma terapia. Me sinto bem desenhando, me acalma. Eu nunca tinha participado de concurso e não imaginava ganhar, mas fiquei muito contente”, declarou.
Valorização e participação
A técnica de educação do Sesc, Adriani Niederle, enalteceu a proposta do Sesc em valorizar produções artísticas.
“Para nós, do Sesc, é uma alegria entregar o prêmio ao Bernardo, que é aluno da rede pública de ensino. Ele acreditou na proposta do Sesc de valorizar a produção artística e agora está sendo reconhecido pelo seu esforço”, enalteceu.
De acordo com Adriani, somente no município rondonense foram 60 inscrições. “As crianças aceitaram o convite, produziram e tivemos mais de 60 inscrições em Marechal Rondon. Teve uma comissão julgadora e, destas 60 inscrições, foram selecionados dez desenhos, que foram enviados para Curitiba. Por fim, tivemos a grata satisfação de ter dois prêmios para Marechal”, ressaltou.
O concurso
O concurso buscou valorizar os pontos turísticos paranaenses, fomentar e valorizar a produção artística, fomentar o interesse pela história e cultura do Paraná e disseminar a cultura paranaense por meio da coletânea do concurso.
Para participar foi necessário inscrever desenhos do próprio punho, vinculados a pontos turísticos do Estado.
Das 3.369 ilustrações inscritas no concurso, 90 foram selecionadas nas categorias Estudante do Sesc, Trabalhador do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e Dependentes e Público em Geral.
Os cinco primeiros colocados de cada categoria participaram da cerimônia de premiação na Capital paranaense no dia 4 de novembro e foram premiados com hospedagem de um fim de semana no Hotel Sesc Caiobá, com direito a um acompanhante e pensão completa. As despesas de deslocamento da cidade do premiado a Curitiba e, depois a Matinhos, foram custeadas pelo Sesc PR.
Coletânea
Além de troféu, os premiados também receberam um exemplar da coletânea do concurso, com todas as obras premiadas, a qual foi lançada em Curitiba, no dia da premiação aos primeiros colocados em cada categoria.
Registro da entrega do troféu ao estudante Bernardo Boreli, na presença de Ariane Costa Hollmann, ambos premiados no concurso:



































O Presente