Fale com a gente

Marechal Saúde

Teatro sobre tuberculose é apresentado em Marechal Rondon

Publicado

em

Foto: Divulgação

Diariamente, ações relacionadas à saúde com diversos grupos de pessoas são realizadas em Marechal Rondon. A pauta desta terça-feira (21), foi a tuberculose. A doença foi abordada com o grupo de hipertensos e diabéticos do bairro Vila Gaúcha e com um grupo de idosos do bairro Alvorada. A secretária de Saúde, Marciane Specht, esteve acompanhando as ações nos bairros.

O tema tuberculose, com os seus sintomas, como funciona o tratamento, etc. foi explicado com muito humor, através de uma peça teatral, que teve como atores, alunos do curso de técnico de enfermagem do Colégio Antônio Maximiliano Ceretta.

 

A DOENÇA

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões, embora possa acometer outros órgãos e sistemas. No Brasil, a doença é um sério problema da saúde pública, com profundas raízes sociais.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada ano são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem cerca de 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose.

O principal sintoma da doença é a tosse na forma seca ou acompanhada de catarro. Para tanto, recomenda-se que todo sintomático respiratório – pessoa com tosse por três semanas ou mais – seja investigado. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, suor noturno, emagrecimento e cansaço/fadiga. A forma extrapulmonar ocorre mais comumente em pessoas que vivem com o HIV/aids, especialmente entre aquelas com comprometimento imunológico.

A tuberculose é uma doença de transmissão aérea – ocorre a partir da inalação de aerossóis. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas em forma de aerossóis que contêm bacilos.

Copyright © 2017 O Presente