O vereador licenciado Adriano Backes (DEM) completou, no último sábado (17), um mês como secretário de Agricultura e Política Ambiental em Marechal Cândido Rondon. Ele atuou 14 anos na secretaria, mas em outras funções, até ser transferido à Ação Social na gestão anterior e desde 1º de janeiro de 2017 ocupava o cargo de vereador.
Ao O Presente, Backes declarou que encontrou a equipe desmotivada, o que vem sendo revertido aos poucos com muito trabalho. “Temos sido incansáveis no trabalho, mas uma das dificuldades observadas está no setor burocrático, uma vez que houve mudanças nas leis, no formato de trabalhar e nos protocolos. Isto pode ser bom aos agricultores e ao secretário é importante porque se fizer tudo certo diminui o risco de alguma penalidade futura”, comenta.
O chefe da pasta diz que em 30 dias foram atendidos de 350 a 400 agricultores e executados em torno de 1,5 mil horas-máquina ao produtor rural. “As mudanças na área operacional e no atendimento na secretaria sem dizer não ao produtor rural aumentaram a quantidade de serviços, o que era esperado. Hoje as máquinas fazem todos os serviços nas propriedades e os agricultores se mostram satisfeitos”, destaca.
Buscando soluções
Com a saída da Câmara de Vereadores, onde desde o início do ano atuava com perfil mais fiscalizador, e o ingresso como secretário municipal, Backes salienta ser, sim, situacionista à administração Marcio Rauber e Ilario Hofstaetter (Ila). “Votei a favor de todos os projetos bons, mas bati de frente com o atendimento de alguns secretários. Sempre deixei claro ao prefeito que minha postura não era de oposição, porém de representar os anseios do povo junto à prefeitura com a intenção de buscar soluções. E é isso o que estamos fazendo na Secretaria de Agricultura: buscando soluções”, afirma.
O Presente