Muito sol, pouco vento e calor garantido. Mesmo na sombra, o termômetro do carro registra 41ºC. No entanto, a previsão indicava uma temperatura máxima de 35ºC Marechal Cândido Rondon. Por quê?
A disparidade entre a previsão do tempo e a temperatura constatada “na vida real” é frequentemente percebida, mas a explicação está na diferença entre os conceitos nas grandezas de temperatura máxima e sensação térmica.
A temperatura é medida em termômetros protegidos da radiação solar, seja em estações meteorológicas automáticas ou convencionais.
Já a sensação térmica considera a temperatura (medida em ambiente externo) e a umidade do ar. Quanto mais elevadas essas variáveis, maior será a sensação de calor.
Daí surge a diferença entre o que é anunciado na previsão, o que é registrado em outros termômetros não isolados e a sensação térmica.
Em uma definição mais popular, a sensação térmica considera a percepção de cada um quanto ao calor ou frio. Individualmente, a sensação de calor aumenta quando a umidade do ar é elevada, pois a vaporização do suor diminui e, consequentemente, o corpo mantem mais calor.
O Presente