O Presente
Marechal

Termina dia 20 prazo para que famílias na fila de espera em Cmeis atualizem cadastro

calendar_month 15 de dezembro de 2019
3 min de leitura

A secretária de Educação de Marechal Cândido Rondon, Márcia Winter da Mota, expediu recentemente, no Diário Oficial, edital em que convoca os responsáveis legais das crianças que se encontram na fila de espera para as matrículas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), para comparecerem entre os dias 20 de novembro e 20 de dezembro na Secretaria de Educação para realizar atualização de cadastro.

Conforme consta no documento, esta renovação é obrigatória. A ação está prevista no artigo 12, da resolução nº 001/2018, de 13 de dezembro de 2018, que informa: “A cada ano letivo, em período a ser designado pela Secretaria de Educação, todas as famílias deverão, obrigatoriamente, realizar a atualização de cadastro a fim de confirmar seu interesse em permanecer na lista de espera, bem como atualizar endereços, telefones e demais dados pessoais”.

Em seu artigo 13, enfatiza: “A não atualização do cadastro (…) implicará na exclusão do nome da criança da lista de espera”.

Conforme a secretária, na reta final para terminar o prazo para atualização cerca de 40% das famílias que estão na fila de espera ainda não compareceram. Ela pede para que todos se dirijam até a Secretaria de Educação dentro do período estipulado. “Lembramos mais uma vez que todos que estão na fila de espera devem fazer o recadastramento para garantir a permanência da criança na fila de espera para uma vaga de creche em 2020. O cadastro de 2019 não terá validade para o próximo ano”, enfatizou Márcia da Mota.

Para a atualização são necessários os documentos pessoais do responsável legal e da criança. As crianças que já estão matriculadas na rede não precisam se recadastrar. Atualmente, a fila de espera conta com 628 cadastros.

Quem perder o prazo terá que realizar novo cadastro em 2020 para entrar no fim da fila.

 

VARIAÇÕES NOS DADOS

Segunda a secretária, a ação se fez necessária porque os dados com que se trabalhavam não refletiam a realidade. “Muitas vezes ligávamos para a família contatando a respeito de alguma vaga aberta e descobríamos que ela não se encontrava mais em Marechal Rondon. Assim, percebeu-se que o número com que trabalhávamos não era real e propôs-se essa atualização anual”, explica.

Outra constante da lista são as crianças que ainda não têm idade para ingressar na Educação Infantil e, em decorrência disso, aguardam seu momento já com uma posição garantida na espera.

 

VAGAS

Marechal Cândido Rondon dispõe de cerca de 1,4 mil crianças matriculadas nos Cmeis. Todavia, a quantidade deve aumentar com a finalização de três novas salas de aula no Cmei da Vila Gaúcha, o que deve acontecer ainda no primeiro bimestre de 2020.

As vagas que surgem ao decorrer do ano são fruto de desistências, mudanças da família ou o ingresso da criança na escola. A distribuição acontece de acordo com a posição em que a criança se encontra na fila de espera, sem critérios adicionais. “A fim de manter essa ordem, não importa se a atualização foi executada no primeiro ou último dia do prazo, os responsáveis continuam com sua posição na fila. O que deve acontecer é que, com a exclusão de alguns cadastros inativos, eles até se beneficiem e avancem alguns lugares na espera”, menciona Márcia da Mota.

 

O Presente com assessoria

 
Compartilhe esta notícia:

Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.
Este website utiliza cookies para fornecer a melhor experiência aos seus visitantes. Ao continuar, você concorda com o uso dessas informações para exibição de anúncios personalizados conforme os seus interesses.