Fale com a gente

Marechal

Unioeste alcança pontuação para propor mestrado em Educação Física

Publicado

em

Os colegiados dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) de Marechal Cândido Rondon, junto ao curso de Fisioterapia do campus de Cascavel, enviarão, até o dia 31 deste mês, a proposta do projeto de mestrado em Ciências do Movimento Humano. A conquista é possibilitada pelo cumprimento das exigências da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação que atua na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu em todos os Estados do país. “Este é o momento que temos o melhor corpo docente no âmbito de pesquisa e qualificação de pesquisa envolvendo a Educação Física e a Fisioterapia para o mestrado em Ciências do Movimento Humano, que não engloba só profissionais destas áreas, mas todos os profissionais da área da saúde desde que se adequando dentro das linhas de pesquisa”, aponta o professor doutor que coordena a proposta, Lucinar Flores.

O projeto já tramita internamente na universidade desde junho deste ano, entretanto, há muitos anos existe a intenção de trazer o mestrado nesta área para o município. “Porém, não fechava o corpo docente. Na área 21 da Capes, que é da Educação Física, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia, o requisito mínimo são 12 doutores com produção científica, com pelo menos cinco artigos publicados nos últimos cinco anos, sendo que alguns precisam ser internacionais, e este foi o momento que conseguimos reunir esse grupo de professores e trabalhar para submeter a proposta”, diz Flores.

Avaliações

Com a conquista deste e dos outros requisitos mínimos, a Capes realiza uma avaliação do ponto de vista burocrático. Com a aprovação, uma equipe de diligência visita o campus para a etapa seguinte. “E a partir da diligência é que eles fazem o trâmite final, mas o resultado só vem a partir de março ou abril de 2018 e, quando aprovado, ainda temos a parte burocrática da Unioeste para, em 2019, iniciar o programa de mestrado”, destaca.

O objetivo é iniciar o programa no segundo semestre de 2018, oportunizando que os profissionais da área que estão graduados e concluindo a graduação da região se especializem sem precisar buscar instituições fora do Oeste e até mesmo do Estado, como ocorre até então. “Este seria o terceiro programa na área no Paraná. Além de Maringá e Londrina, que conta com um programa, apenas a Universidade Federal do Paraná possui mestrado na área. A conquista consolidaria mais uma vez a Unioeste como uma das forças do Ensino Superior no Estado”, observa Flores.

Atenção acadêmicos

Mesmo sem data definida para iniciar, o professor destaca que os interessados em participar do programa de mestrado já devem começar a preparar os projetos científicos, pois devem ser muito bem elaborados. “Mesmo que já sejam profissionais formados, ainda que fora da Unioeste, devem se aproximar dos professores e buscar informações para fazer o projeto”, alerta Flores. 

Além disso, ele menciona que é de extrema importância ter um segundo idioma, preferencialmente a língua inglesa, para a leitura dos artigos.

O mestrado terá três linhas de pesquisa: Biodinâmica do Movimento Humano, Atividade Física e Saúde e Estudos Pedagógicos e Socioculturais do Movimento Humano.

Confira a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira (20).

Copyright © 2017 O Presente