Copagril – Sou agro com orgulho
Marechal Pagamento até dia 30

Valor do 13º salário deve ser maior este ano em Marechal Rondon

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Até o próximo dia 30, trabalhadores registrados devem ter em mãos a primeira parcela do 13º salário ou, então, o valor integral. Em caso de parcelamento, a segunda parcela deve ser depositada na conta dos assalariados até 20 de dezembro.

“A empresa pode pagar antes, mas o prazo-limite para o pagamento da primeira parcela é 30 de novembro e a segunda parcela até o dia 20 de dezembro”, reforça o delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná de Marechal Cândido Rondon (CRCPR), Paulo Adriano Grenzel.

Casa do Eletricista – Black Friday

Segundo ele, não houve mudanças nas normativas referentes ao pagamento do 13º salário. “O funcionário que trabalhou o ano inteiro faz jus ao recebimento integral. Se ele foi contratado no decorrer do ano, ele tem direito a um doze avos a cada mês trabalhado”, explica.

Nied 2021 N1

Delegado do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná de Marechal Rondon, Paulo Adriano Grenzel: “A tendência é que as demais empresas tenham se normalizado neste ano” (Foto: Divulgação)

CombateMax Inauguração

 

Expectativas de crescimento econômico

Rui Sonho nov/dez

Tanto assalariados quanto empresários estão otimistas com a movimentação econômica decorrente do pagamento do 13º salário. “As expectativas são as melhores possíveis, principalmente depois de tantas turbulências que aconteceram nos dois últimos anos, com tantas interrupções para quem gostaria de estar trabalhando. Os empresários de Marechal Rondon, sempre muito eficazes, fizeram com que o mercado desse um passo à frente mesmo encontrando tantas pedras pelo caminho”, declara ao O Presente o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Marechal Rondon (Sindicomar), Ademar Bayer.

O acréscimo à economia pode ser visto, segundo ele, como um “acalento aos empresários”. “Eles estão ansiosos por este momento muito esperado. É hora de se fazer a chamada ‘feira’ para os negócios. Considerando a concorrência das vendas pela internet, quem tem possibilidade também pode vender seus produtos on-line. É preciso acompanhar o mercado e se modernizar neste novo no mundo dos negócios”, frisa.

Bayer aponta que em decorrência da abertura de vagas de trabalho ao longo deste ano o valor a ser pago referente ao 13º salário deve aumentar as vendas em Marechal Rondon. “Apesar do e-commerce estar disponível e captar parte deste 13º, acreditamos que uma parcela grande desse dinheiro será injetada em nosso município. Nos empregos públicos não houve nenhuma queda ou desemprego e na iniciativa privada abre-se mais vagas a cada dia. Por tudo isso, estimo um crescimento de cerca de 9% no pagamento total, valor similar ao reajuste aplicado aos salários da indústria, comércio e prestação de serviços”, prevê.

 

Variação ano a ano

O presidente do Sindicomar acredita que o valor do 13º salário deve ser maior neste ano. “Logicamente, a inflação também está sendo maior, porém o reajuste foi pelo valor da inflação registrada nos últimos 12 meses”, aponta.

Grenzel, por sua vez, explica que a oscilação no valor do 13º pago na região acontece em anos de crise. “As empresas contratam menos pessoas e esses trabalhadores têm menos hora-extra. Em 2018 foi um período de dificuldade comercial. Então, nesses últimos anos, a média do 13º acabou decaindo, porque as pessoas receberam menos salários e isso, automaticamente, repercute na média do benefício. Em 2019, a economia estava bastante aquecida, ocasionando uma elevação considerável no valor dos décimos. Em 2020, com a pandemia, aconteceu o contrário, porque muitas empresas afastaram colaboradores e reduziram jornadas. No afastamento, o funcionário não faz jus ao recebimento do 13º e, automaticamente, nos casos de redução de jornada a pessoa também recebeu menos rendimento na forma de hora-extra e na forma de comissão, o que reflete sobre o valor do 13º”, detalha.

Em 2021, salienta o delegado regional do CRCPR, houve uma retomada no comércio. “Empresas de turismo, restaurantes, bares e lanchonetes tiveram certas limitações, mas a maioria pôde operar. Nestes segmentos que sofreram mais com as restrições, pode haver oscilação, mas a tendência é que as empresas em geral tenham se normalizado neste ano”, analisa.

O presidente do Sindicomar também acredita que o 13º deste ano vai impactar de forma muito diferente a economia em comparação com o ano passado. “Este é um momento para a recuperação do comércio, agora já adaptado a esse novo momento de convivência com a pandemia. A Covid-19 veio para ficar, mas nós, como seres humanos, temos o poder de readaptação”, reforça.

 

Comércio local

No entendimento de Bayer, a cautela deve continuar na hora de gastar o 13º salário. “Boa parte desse dinheiro será utilizada para quitar dívidas e a maior fatia é para consumo no comércio local. O fim de ano é um grande momento para presentear alguém e também se presentear com roupas, eletrodomésticos e outros componentes altamente convidativos que existem no mercado. As opções de consumo aumentam e fazem girar o 13º salário”, enaltece.

Grenzel acrescenta: “É uma oportunidade para o consumidor prestigiar o comércio local. Se tratarmos com bairrismo o nosso comércio, o retorno acontece para todo mundo. Incentivamos o consumidor a visitar e prestigiar o comércio da cidade, porque assim ele contribui inclusive na arrecadação de impostos do município, os quais retornam em melhorias aos cidadãos e na movimentação da economia como um todo”, enfatiza.

Presidente do Sindicomar, Ademar Bayer: “Nos empregos públicos não houve nenhuma queda ou desemprego e na iniciativa privada abre-se mais vagas a cada dia. Por tudo isso, estimo um crescimento de cerca de 9% no pagamento total, valor similar ao reajuste aplicado aos salários da indústria, comércio e prestação de serviços” (Foto: Divulgação)

 

O Presente

Grupo Costa Oeste 2021

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

TOPO