Um dos alimentos mais consumidos no mundo estará em evidência nesta quarta-feira (1º), com a realização do Dia do Leite, uma iniciativa inédita do Jornal O Presente Rural, em parceria com a Frimesa. O evento será realizado no formato híbrido, com a participação presencial para convidados em Marechal Cândido Rondon, cidade localizada na região Oeste do Paraná, e transmissão ao vivo pelos canais do O Presente Rural no Facebook e no YouTube, a partir das 09h15.
Há mais de duas décadas à frente da Frimesa Cooperativa Central, uma das dez maiores indústrias de lácteos no país, Valter Vanzella participou ativamente do desenvolvimento de uma das mais importantes cadeias do agronegócio nacional e acompanhou de perto as transformações da pecuária leiteira no Oeste paranaense. Essa expertise e experiência adquirida ao longo da sua trajetória como produtor rural, contador e gestor ele irá trazer para o Dia do Leite. “A cadeia leiteira no Oeste do Paraná foi uma das atividades que, em um determinado momento, era a renda principal do pequeno produtor, tudo era feito de forma manual e com o tempo a produção passou a ser mais tecnificada”, cita Vanzella.
Ele conta que com a transformação da cadeia leiteira, a quantidade de produtores diminuiu consideravelmente, mas, por outro lado, quem permaneceu se profissionalizou, ampliou a produção da sua propriedade, passando a atender as rigorosas exigências do mercado com a produção de um produto com melhor qualidade para a indústria, o que tornou o Estado o segundo maior produtor nacional, com uma produção anual de cerca de quatro bilhões de litros de leite.
Mas, com os altos custos de produção, a atividade vive hoje um dos seus momentos mais desafiadores, o que torna ainda mais difícil a permanência de pequenos produtores, que hoje representam mais de 80% da cadeia. “Estou há bastante tempo no comando da Frimesa, diria que é um dos momentos mais desafiadores que estou vivendo, porque o custo de produção está lá em cima, o poder aquisitivo da população lá em baixo, não temos nem condições de falar muito do que vai acontecer daqui para frente. É preciso procurar alternativas para reduzir os custos de produção. Já passamos por crises mais severas, mas é uma situação desconfortante para o produtor”, ressalta Vanzella.
O diretor-presidente da Frimesa destaca a importância de reunir a cadeia produtiva para discutir o leite. “Através do Dia do Leite vamos poder mostrar aos produtores a nível nacional como está a nossa cadeia, relembrar a evolução da atividade ao longo das últimas décadas, trocar informações, debater os desafios e oportunidades do setor”, salienta.
Ciclo de palestras
Ao longo do dia, três profissionais com relevante atuação na cadeia produtiva brasileira irão conduzir as palestras. A primeira começa às 10 horas e será ministrada pelo secretário de Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara, sob a temática “Importância do status sanitário das propriedades leiteiras no Paraná”.
Em seguida, às 11 horas, o doutor em Economia Aplicada e pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, vai falar sobre “Leite 4.0: desafios e oportunidades”.
E o engenheiro agrônomo, mestre em Economia Rural, e atual coordenador da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (CSLEI/Mapa) pela Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), Vicente Nogueira Netto, encerra o ciclo de palestras com o tema “Reflexões sobre o mercado do leite”, marcada para as 13h30.
O encerramento da programação do Dia do Leite está previsto para as 15 horas.
Quem faz acontecer
O Dia do Leite é uma realização do Jornal O Presente Rural, em parceria com a Frimesa. O evento tem patrocínio ouro da Sicredi; prata da Biochem, Imeve e Prado Saúde Animal; e bronze da AB Vista, Anpario e Syntec. E conta ainda com o apoio do Sistema Ocepar, Câmara do Leite, Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa e da Associação Brasileira dos Produtores de Leite.
Link da transmissão: https://www.youtube.com/watch?v=S-G5I_RCgn0
O Presente Rural