Fale com a gente

Marechal Entrevista ao O Presente

“Vamos focar no contraturno para trabalhar esporte e cultura com as crianças”, afirma secretário de Esportes

Publicado

em

Secretário de Esporte e Lazer, Diogo Schneider (Bolha): “A prioridade está nas crianças por serem o futuro, então temos que dar uma atenção a mais, valorização, fazer com que as atividades sejam voltadas para o desenvolvimento completo” (Foto: Joni Lang/OP)

O profissional de educação física Diogo Schneider (Bolha) (DEM) foi oficializado, na quinta-feira (14), como secretário municipal de Esporte e Lazer de Marechal Cândido Rondon. Após ter sido o principal braço direito do ex-secretário Cristiano Metzner (Suko) (DEM), atual vereador, Bolha passa a responder de forma definitiva frente à pasta.

Em entrevista ao O Presente, ele fala de projetos que pretende implantar, alguns dos quais em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Cultura. A prioridade, segundo o novo chefe da pasta, estará na formação e transformação das crianças, investindo em escolinhas, entre outras ações. Confira.

 

O Presente (OP): O prefeito Marcio Rauber destacou seu trabalho como braço direito do então secretário Cristiano Metzner, hoje vereador, e enalteceu sua atuação à frente da Secretaria desde abril. O senhor vinha se preparando para assumir o cargo em definitivo?

Diogo Schneider (DS): Esta preparação começou no primeiro momento em que assumi um cargo público, no ano de 2006. Esses 15 anos me deram bagagem, credibilidade e respaldo muito grandes para assumir hoje a Secretaria de Esporte e Lazer, uma pasta tão importante dentro do nosso município. É uma realização pessoal estar à frente da Secretaria de Esporte e Lazer.

 

OP: Como recebe o anúncio do prefeito para atuar nos próximos quatro anos?

DS: Com bastante alegria. É momento de agradecer a Deus, acima de tudo, por este novo projeto, à minha família, esposa e filhos, que sempre estiveram ao meu lado. Agradeço também ao prefeito Marcio e ao vice Ila (Ilario Hofstaetter) pela confiança, por terem acreditado no meu trabalho, no meu profissionalismo durante todo esse período em que estive junto com o ex-secretário Cristiano à frente da Secretaria de Esporte e Lazer. Acredito que isso foi fundamental para que eles pudessem tomar essa decisão e dar esse voto de confiança. Os trabalhos começam a partir de hoje (ontem), com processos licitatórios e muitos projetos para estruturarmos o segmento.

 

OP: Tem alguma meta específica à frente da pasta?

DS: Há metas e objetivos dentro da Secretaria de Esporte e Lazer, assim como temos na vida pessoal estendemos ao setor profissional. Vou procurar deixar um legado, assim como outros secretários fizeram quando estiveram à frente da pasta, para que lá na frente, quando alguém olhar para determinada situação, lembre que foi obra ou projeto do então secretário Diogo Schneider, o Bolha.

 

OP: Esporte e Lazer trabalham com pessoas e desde a pandemia do coronavírus, em março do ano passado, houve várias restrições que impactam o setor. Qual sua avaliação sobre isso, no que dificulta e qual trabalho deseja realizar a partir deste ano?

DS: Vejo esporte e lazer como uma das áreas mais afetadas pela pandemia, tanto que as atividades esportivas foram suspensas em março e só retornaram no início de agosto com um plano minucioso que desenvolvemos com nossa equipe, de retomada das atividades esportivas do município, de forma gradativa, ou seja, responsável. Entendo que o esporte e o lazer foram muito prejudicados durante esse período de pandemia. Nossa ideia é dar sequência no que era desenvolvido nos últimos quatro anos, manter os projetos que deram certo, além de implementar e executar outros com a pretensão de atender uma demanda significativa da comunidade em geral. Isso vale para o esporte de rendimento, aos projetos sociais, projetos voltados ao lazer e também ao esporte comunitário.

 

OP: O senhor acredita que será possível realizar um trabalho ainda melhor do que o desenvolvido no mandato passado?

DS: Certamente. Este é um paradigma que o prefeito Marcio e o vice Ila pretendem quebrar de fazer um segundo mandato melhor que o primeiro. Penso da mesma forma. Na Secretaria de Esporte vamos trabalhar com muita seriedade, comprometimento, responsabilidade e transparência para evoluir cada vez mais. Nós podemos contar com a sensibilidade que o prefeito Marcio e o vice Ila têm na área do esporte e do lazer para que isso aconteça. O prefeito é um esportista, gosta da área e essa é uma característica preponderante para conquistar recursos e implantar projetos para desenvolver ações importantes.

 

OP: Qual a sua expectativa para este início de trabalho na pasta?

DS: São sempre as melhores a fim de trabalhar, se dedicar e fazer o melhor para a comunidade, mas temos que ser realistas. Hoje vivemos em uma pandemia, portanto, a minha principal expectativa é conseguir enxergar em um futuro bem próximo o fim dessa pandemia para realizar o nosso trabalho de forma tranquila, amena, com responsabilidade, competência e seriedade.

 

OP: Há algum foco, novidade em projeto ou modalidade?

DS: Há prioridades sim. É natural de todo gestor quando assume uma função importante dentro da administração pública ter prioridades, objetivos e metas. Comigo não é diferente. A ideia é trabalhar com o público de forma geral, tanto crianças, jovens, adultos, idosos, bem como a inclusão das pessoas com necessidades especiais. A prioridade está nas crianças por serem o futuro, então temos que dar uma atenção a mais, valorização, fazer com que as atividades sejam voltadas para o desenvolvimento completo, integral das crianças, preparando-as para exercer o direito de cidadãos futuramente. Dentro dessa perspectiva de formação e transformação íntegra das crianças, tenho projetos a serem desenvolvidos, mas para isso é preciso esperar serem nomeados os secretários de Educação e de Cultura. Isso porque são secretarias importantes nesse processo. A ideia é implementar projetos de contraturno escolar, ofertando atividades esportivas e culturais para as nossas crianças.

 

OP: Existe algum trabalho mais urgente a ser feito?

DS: A principal demanda da Secretaria de Esporte e Lazer está nos espaços físicos para prática esportiva e treinamentos. Infelizmente, há algum tempo, a quadrinha do módulo desportivo foi extinta. Esse seria um espaço que poderíamos reformar, promover melhorias para desenvolver mais projetos e ampliar a outras escolinhas, mas essa quadra não existe mais. A principal demanda da nossa pasta é a construção de uma quadra poliesportiva para que possamos aumentar o número de atendimento às nossas crianças para que consigamos fazer um trabalho de excelência com o esporte de forma geral dentro do município.

 

TRAJETÓRIA

Formado em Educação Física, Bolha tem mais de 15 anos de experiência na vida pública. Ele é servidor de carreira do município desde 2018. Em abril do ano passado assumiu a Secretaria de Esporte e Lazer após a saída do titular Cristiano Metzner, que disputou e foi eleito vereador. A partir de agora Bolha passa a exercer a função na gestão 2021/2024 do governo Marcio e Ila.

 

O Presente

Clique aqui e participe do nosso grupo no WhatsApp

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente